PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Programa de rádio dos anos 90 focado na temática racial volta ao ar

radio_pexels-pixabay

3 de fevereiro de 2021

Um projeto do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), o Axé Pará foi transmitido durante os anos 90 e volta a ganhar espaço na programação da Rádio Cultura FM

Texto: Flávia Ribeiro | Edição: Nataly Simões | Imagem: Pixabay/Pexels

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Assuntos relacionados à temática negra estarão em pauta no “Axé Pará: a voz negra na Cultura”, programa de rádio que volta à grade de programação da Rádio Cultura FM, às quintas-feiras, das 21h às 22h. O programa é um projeto do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), que foi ao ar entre 1990 e 1995 produzido e apresentado pelo comerciante Cezar Oliveira e a jornalista Elza Rodrigues. Ambos são militantes do movimento negro e estarão à frente da nova edição.

“A sensação é a mesma de quando estreou o programa em 1990. Há um certo prazer em poder falar sobre a cultura negra no rádio, já que é um universo muito grande a ser explorado. Estamos muito ansiosos”, comenta Oliveira.

A volta do programa faz parte das comemorações dos 40 anos do Cedenpa, celebrado em 2020, mas que teve de adaptar boa parte da programação planejada em função da pandemia de Covid-19. A entidade sem fins lucrativos é uma das mais antigas do Brasil, em atividade, no processo de superação do racismo, preconceito e discriminação, que produzem a desigualdades sociorraciais, de gênero e outras, prejudicando, sobretudo, a população negra e indígena, em todos os aspectos da sociedade brasileira.

“Com a comemoração do aniversário do Cedenpa e a explicitação do racismo, houve a necessidade de retomar o programa, que é um instrumento de valorização da diversidade étnico-racial e respeito aos direitos humanos no Pará”, pontua o apresentador.

Elza Rodrigues e Cézar Oliveira cedenpa min

Foto: Acervo Pessoal de Cezar Oliveira

O Axé Pará fez parte de um processo histórico: foi o primeiro programa de rádio do Brasil a falar sobre a cultura negra. “No princípio enfrentamos algumas barreiras para trabalhar, de sermos aceitos. Mas foi uma experiência muito boa, um aprendizado não só para nós, mas até mesmo para a entidade. O maior desafio agora é se fazer ouvir, que os ouvintes absorvam a luta do movimento negro contra o racismo, pelo bem-viver da população negra”, frisa Oliveira.

Embora seja voltado para a temática negra e afro-brasileira, o programa pretende alcançar todos os públicos. “Nós tínhamos muitas participações dos ouvintes. Parabenizavam, davam sugestões, pediam músicas. Também pelo programa passaram celebridades como a cantora Alcione. Cidade Negra, Jorge Ben Jor, Misty, Djavan, Itamar Assunção, Margareth Menezes, Rosa Maria, Elza Soares”, relembra o apresentador. 

O primeiro programa da nova edição vai ao ar em 4 de fevereiro, homenageando a entidade que coordena o projeto. “Será sobre os 40 anos de nossa entidade, tendo Nilma Bentes e Zélia Amador de Deus para contar a história, além de muita música negra. O Axé Pará, vai explorar todo o nosso universo negro, como fez no período de 1990 a 1995”, antecipa Cezar, mencionando duas das fundadoras do Cedenpa.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano