PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Projeto ‘Arte de Rua nas Escolas’ leva cultura e criatividade às escolas públicas de Salvador

Coletivos artísticos levam música, performance, grafite e mais para alunos da capital baiana
Imagem do projeto "Arte de Rua nas Escolas", fazendo apresentação para alunos de uma escola pública de Salvador.

Imagem do projeto "Arte de Rua nas Escolas", fazendo apresentação para alunos de uma escola pública de Salvador.

— Lucas Moura/Secom PMS

16 de junho de 2024

Escolas públicas de Salvador abriram suas portas para o projeto “Arte de Rua nas Escolas”, uma iniciativa conduzida pelo Coletivo Arte Marginal Salvador em parceria com cinco grupos culturais. 

Os estudantes tem a oportunidade de vivenciar apresentações de música, performance, grafite, fotografia e teatro de rua, que buscam estimular a criatividade, o pensamento crítico e o senso de pertencimento. A iniciativa está dividida em duas etapas: na primeira, que se estende até 14 de agosto, os coletivos artísticos visitarão seis escolas públicas da cidade com suas produções.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O cronograma da primeira etapa inclui visitas do Coletivo SOMA (música), Coletivo Arte Marginal Salvador (performance), Grupo de Arte Popular A Pombagem (teatro), Coletivo Pixo Rua (arte urbana), Click Coletivo (fotografia) e Coletivo da Casa do Museu Popular da Bahia (museu). Cada apresentação será seguida de uma roda de conversa com os estudantes, proporcionando um espaço para reflexão e diálogo sobre as expressões artísticas apresentadas.

Na segunda etapa, os alunos serão convidados a participar da programação na Casa do Museu Popular da Bahia, onde os coletivos realizarão uma exposição colaborativa intitulada “O Museu é a Rua”. Entre os meses de agosto a novembro, a exposição reunirá todas as linguagens artísticas apresentadas nas escolas, promovendo a formação cultural e combatendo estigmas sociais associados à arte de rua.

Segundo a arte-educadora Luana Gomes, idealizadora do projeto, a iniciativa visa transformar o cenário cultural das escolas locais e aproximar os jovens estudantes da rica diversidade artística que caracteriza Salvador. “Com o ‘Arte de Rua nas Escolas’, queremos proporcionar novas perspectivas sobre o mundo aos estudantes, ampliando seus horizontes através das manifestações culturais que estão presentes no cotidiano da nossa cidade”, destaca.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano