Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto ‘Arte de Rua nas Escolas’ leva cultura e criatividade às escolas públicas de Salvador

Coletivos artísticos levam música, performance, grafite e mais para alunos da capital baiana
Imagem do projeto "Arte de Rua nas Escolas", fazendo apresentação para alunos de uma escola pública de Salvador.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

16 de junho de 2024

Escolas públicas de Salvador abriram suas portas para o projeto “Arte de Rua nas Escolas”, uma iniciativa conduzida pelo Coletivo Arte Marginal Salvador em parceria com cinco grupos culturais. 

Os estudantes tem a oportunidade de vivenciar apresentações de música, performance, grafite, fotografia e teatro de rua, que buscam estimular a criatividade, o pensamento crítico e o senso de pertencimento. A iniciativa está dividida em duas etapas: na primeira, que se estende até 14 de agosto, os coletivos artísticos visitarão seis escolas públicas da cidade com suas produções.

O cronograma da primeira etapa inclui visitas do Coletivo SOMA (música), Coletivo Arte Marginal Salvador (performance), Grupo de Arte Popular A Pombagem (teatro), Coletivo Pixo Rua (arte urbana), Click Coletivo (fotografia) e Coletivo da Casa do Museu Popular da Bahia (museu). Cada apresentação será seguida de uma roda de conversa com os estudantes, proporcionando um espaço para reflexão e diálogo sobre as expressões artísticas apresentadas.

Na segunda etapa, os alunos serão convidados a participar da programação na Casa do Museu Popular da Bahia, onde os coletivos realizarão uma exposição colaborativa intitulada “O Museu é a Rua”. Entre os meses de agosto a novembro, a exposição reunirá todas as linguagens artísticas apresentadas nas escolas, promovendo a formação cultural e combatendo estigmas sociais associados à arte de rua.

Segundo a arte-educadora Luana Gomes, idealizadora do projeto, a iniciativa visa transformar o cenário cultural das escolas locais e aproximar os jovens estudantes da rica diversidade artística que caracteriza Salvador. “Com o ‘Arte de Rua nas Escolas’, queremos proporcionar novas perspectivas sobre o mundo aos estudantes, ampliando seus horizontes através das manifestações culturais que estão presentes no cotidiano da nossa cidade”, destaca.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano