PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Selo de Rincon Sapiência trabalha inserção de artistas da periferia no cenário musical

Lançado em 2018 para gerenciar carreira do artista, selo Mgoma agencia outros três talentos da Zona Leste de São Paulo
O rapper Rincon Sapiência, que lidera o selo Mgoma

Foto: Divulgação

13 de julho de 2024

Apesar do foco inicial na carreira de Rincon Sapiência, o selo Mgoma expandiu suas funções e trabalha para inserir novos nomes no cenário musical do rap, trap e funk.  Além de trabalhar no terceiro álbum do rapper, o selo gerencia três artistas da Cohab 1, conjunto habitacional de Itaquera — bairro paulistano onde cresceu Sapiência, no extremo Leste da capital paulista.

O rapper acredita que interferir nas escolhas de artistas menos experientes pode atrapalhar processos de amadurecimento, mas os apadrinhados do Mgoma, no entanto, são casos à parte. Fr7ança, Bren9ve e HIRO$HI — dupla de MC’s e um beatmaker, respectivamente — ganharam o carinho e a confiança de Sapiência e seu selo e lançaram seus primeiros trabalhos em novembro do ano passado.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“No caso deles foi diferente, porque ouvi e gostei. Depois eu vi nas redes sociais que eles eram do mesmo bairro que eu […]. Então, a partir dali selou-se uma amizade e eles me mostravam suas composições, colocavam a base no som e rimavam, já que na época não tinham muitas músicas gravadas”, conta o músico, em nota à imprensa.

O beatmaker HIRO$HI (esquerda) e a dupla de MC's Bren9ve (centro) e F7ranca (direita), do sel Mgoma
O beatmaker HIRO$HI (esquerda) e a dupla de MC’s Bren9ve (centro) e F7ranca (direita), do sel Mgoma (Divulgação)

O rapper acrescenta que ensina aos artistas técnicas de produção musical e distribuição digital. Para ele, esse aprendizado é fundamental para o amadurecimento da carreira de seus mentorados. Dessa forma, o selo investe em artistas da mesma região que formou o próprio Sapiência.

Os novos afilhados do selo Mgoma têm atualmente apenas quatro faixas disponíveis em plataformas digitais, mas têm o projeto de lançar novos trabalhos mensalmente até o final do ano. Uma mixtape com faixas produzidas pelo produtor musical HIRO$HI e o EP da dupla de MC’s da Mgoma estão entre os trabalhos a serem lançados ainda em 2024. As faixas mais recentes são “9 da vila” e “Coro da Matilha”.

“Eles simplesmente são muito bons, mas não tinham uma circulação com show, não tinham um ambiente que possibilitasse que eles lançassem música. É um trabalho bem embrionário, mas que estamos fazendo da melhor forma possível”, conclui Sapiência.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano