Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vai-Vai homenageia 50 anos do hip hop em desfile no Carnaval de São Paulo

Enredo da maior campeã do carnaval paulistano contará a história do gênero que chegou no Brasil há 40 anos; desfile acontece na noite deste sábado (10)
A imagem mostra pessoas do movimento hip hop em apresentação na Casa do Hip Hop de Diadema.

Foto: Dino Santos/Divulgação

10 de fevereiro de 2024

A escola de samba Vai-Vai, reconhecida como uma das mais tradicionais e maior campeã do Carnaval de São Paulo, vai celebrar os 50 anos do hip hop no mundo e os 40 anos no Brasil com o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”. O desfile, que acontecerá no Sambódromo do Anhembi, também destaca a união entre o ritmo e o samba.

Durante a apresentação, a Casa do Hip Hop de Diadema, considerada o primeiro espaço do gênero na América Latina, será homenageada pela sua importância para a cultura hip-hop. 

Nelson Triunfo, um dos pioneiros do movimento no Brasil e fundador da Casa do Hip Hop, será lembrado na fantasia da bateria da escola, com todos os 240 ritmistas usando perucas black power, uma marca registrada de Triunfo.

“O Vai-Vai vai contar toda a linha do tempo da cultura hip-hop, e assim como o meu pai, muitos outros artistas serão homenageados”, relata em nota Jean Triunfo, coordenador da Casa do Hip Hop e filho de Nelson. “Vai ser um momento muito importante e muito marcante. Vai falar da luta do hip-hop como cultura de rua”, completa. Nelson e Jean desfilam à frente da bateria.

O carnavalesco do Vai-Vai, Sidnei França, destaca que o último carro alegórico faz referência aos coletivos e movimentos culturais, com destaque para a Casa do Hip Hop. “Instituições como a casa do Hip Hop dão voz a inúmeros artistas que, sem este espaço, estariam ainda mais invisibilizados. É um coletivo potente que valoriza quem veio antes e educa as novas gerações”, declara França.

Os rappers Mano Brown, Ice Blue e Edi Rock do Racionais MC’s estarão presentes no desfile no carro de som, junto do intérprete Luiz Felipe. DJ KL Jay fará parte da bateria. Nomes como Negra Li, Djonga, Dexter, Nelson Triunfo, Thaíde e entre outros estarão espalhados em carros e alas da escola de samba.

O desfile do Vai-Vai está programado para iniciar às 22h30 do sábado, 10 de fevereiro, segunda noite dos desfiles das escolas de samba do grupo especial de São Paulo.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano