Com o foco em ampliar os estudos sobre comunicação racializada, a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP) receberá na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a professora norte-americana Sara Lomaz Reese, co-fundadora e presidente de um dos principais veículos de comunicação focados em diversidade nos Estados Unidos.
No encontro inédito, será ministrada uma aula sobre a disseminação de conteúdo diversificado no meio comunicativo, buscando explorar as estratégias utilizadas pelas organizações e criadores de conteúdo dos EUA na promoção da diversidade e garantia da sustentabilidade de suas iniciativas.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O evento compõe o curso “Diversidade, Inclusão e Novos Formatos no Jornalismo Pós Digital”, realizado desde março pela Rede JP junto à escola de comunicação da UFRJ.
A URL Media é uma rede de organizações de mídias pertencentes e lideradas por pessoas negras, que compartilha conteúdo, distribuição e receitas para aumentar a sustentabilidade dos meios de comunicação a longo prazo. Criada no auge dos protestos por justiça racial em 2020, a plataforma também produz materiais jornalísticos com pautas pertinentes à população negra estadunidense.
Quem é Sara Reese?
Sara Reese é pós-graduada em jornalismo pela Universidade de Columbia, em Nova York. Além de sua atuação na URL Media, a professora também é presidente e proprietária da única estação de rádio pertencente a uma pessoa negra na Pensilvânia (EUA), a WURD Radio.
Sua carreira tem sido voltada ao fomento e organização de veículos de comunicação negros, buscando proporcionar visibilidade e amparo para comunidades historicamente marginalizadas, negligenciadas e mal representadas pela mídia.
O evento ocorrerá gratuitamente na UFRJ, no dia 28 de junho, às 13h30 e contará com transmissão ao vivo pelo canal “Extensão UFRJ”, no YouTube. As vagas são limitadas e para se inscrever os interessados deverão entrar em contato com a Rede JP pelo email [email protected].
A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC) e do Consulado dos Estados Unidos, e com o apoio da Cátedra de Comunicação da Unesco e pela UFRJ.