Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Cultura vai lançar plataforma gratuita com produções nacionais

Iniciativa pretende ampliar a acessibilidade do público brasileiro a obras culturais
A ideia da iniciativa é promover a diversidade cultural do Brasil.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

13 de maio de 2024

A Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão integrado ao Ministério da Cultura (MinC), planeja para o segundo semestre de 2024 o lançamento de uma plataforma de streaming gratuita com produções nacionais.

A ideia da iniciativa é “promover a diversidade cultural do Brasil ao disponibilizar gratuitamente uma ampla gama de conteúdos audiovisuais nacionais, incluindo filmes, séries e documentários”, segundo informações do ministério.

Em fase de finalização, a plataforma também pretende ampliar a acessibilidade do público brasileiro a obras culturais e fortalecer a educação e a identidade nacional através do audiovisual

A pasta ressalta que o projeto “responde ao compromisso de assegurar o acesso pleno aos direitos culturais”, disposto na Constituição, e “reforçado pela Lei 13.006/2014, que incentiva a exibição de produções nacionais nas escolas”.

Até o momento, há outros serviços de streaming gratuitos que contam com produções nacionais, como o Sesc Digital e o Itaú Cultural Play

A primeira delas visa transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais. Já a curadoria feita pelo Itaú Cultural conta com filmes nacionais, além da programação de festivais de cinema do País e de instituições parceiras.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano