PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Joy Thamires lança ‘Pipoca’, livro em homenagem ao orixá Omolu

Com a publicação, Joy Thamires pretende arrecadar fundos para realizar o "yawó", processo de renascimento dentro de sua religião; o livreto já é a quarta publicação lançada pela autora 

Texto: Victor Lacerda I Edição: Lenne Ferreira I Imagem: Reprodução/Instagram

“Pipoca”: com referência ao orixá Omulu, escritora pernambucana lança livro de poesias

19 de agosto de 2021

A escritora pernambucana Joy Thamires publica sua mais nova obra intitulada “Pipoca”, em referência ao orixá que rege a sua caminhada no Candomblé, Omolu. O projeto autoral também vai ajudar Joy a arrecadar fundos para o processo de iniciação na religião, chamado, em Iorubá, de “yawó” ou “iaô”, marcado para o próximo mês de setembro. A coletânea, que será lançada no próximo sábado (21) no Armazém do Campo, no centro do Recife,  sairá pelo valor R$20. 

O livreto – que já é a quarta publicação da autora – reúne poesias sobre a sua relação com o Candomblé, desde as mudanças vividas por sua chegada ao terreiro, como sua a relação de fé e admiração pelos ensinamentos dos orixás. Além de Omolu, orixás como Exú e Oxóssi são homenageados. Destaque para a poesia ‘Dendê’, que encerra a obra, escrito, segundo a autora, em um momento de experiência marcante que viveu junto à religião. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Pipoca é uma obra que fala sobre a minha relação com a minha fé, com o terreiro. Desde o meu entendimento da importância de praticar o coletivo, de não guardar rancor, de buscar ser uma pessoa espiritualizada, até a minha admiração pelo orixá que rege a minha cabeça, Omolu, por Exú, que dá caminhos e Oxóssi”, conta Joy Thamires, em conversa com a Alma Preta Jornalismo

Leia também: Mãe Beth de Oxum é a 1ª ialorixá a receber o título “Patrimônio vivo de Pernambuco”

A obra contou com o apoio de uma rede de outras profissionais, mulheres negras, como a artista visual Isa Guesdriro, que assina a ilustração da capa, além da fotógrafa Ana Lira e da também poeta e comunicadora Priscila Ferraz, que juntas compõem a arte de divulgação. 

Joy conta estar otimista e espera que seu propósito com o lançamento seja cumprido com sucesso. “Peço aos orixás que, por esse propósito, eles deem caminho para que a saída do livro aconteça e que venda tudo. Até a escolha do local não foi em vão. Estaremos em uma encruzilhada, referenciando Exú, orixá do caminho”, torce e finaliza a autora. 

Para quem não for de Recife ou não puder comparecer ao evento, a autora está com campanha de arrecadação nas redes sociais que pode ser encontrada através do link

Serviço

Livro: ‘Pipoca’
Autora: Joy Thamires
Lançamento: 21 de agosto (sábado)
Onde: Armazém do Campo .:. Av. Martins de Barros, 395, Recife – PE

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano