PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Preto Ozado’: Livro do poeta baiano faz referência às conquistas do povo negro

Obra traz poemas sobre natureza, sustentabilidade, amor, equidade, direitos humanos e a importância da leitura; lançamento chega a São Paulo nesta semana

Texto: Patricia Santos | Foto: Edvaldo Jr.

O escritos Lucas de Matos, sorrindo, durante um dos lançamentos de seu livro, sentado à uma mesa com suas obras em cima.

O escritos Lucas de Matos, sorrindo, durante um dos lançamentos de seu livro, sentado à uma mesa com suas obras em cima.

— Foto: Edvaldo Jr.

20 de setembro de 2023

O livro “Preto Ozado”, do poeta Lucas de Matos, faz referência às conquistas obtidas pela população negra por meio da pressão popular para ter acesso, principalmente, ao ensino superior. A obra será lançada oficialmente em São Paulo no sábado (23), na Drummond Livraria, às 16h.

A expressão que dá título ao livro é um jargão utilizado em Salvador (BA), cidade natal do escritor. “Essa expressão é usada com intencionalidade racista para pessoas pretas em posição de destaque na sociedade, como se elas não coubessem nesse lugar”, explica Matos, que optou pelo z na grafia da palavra. “Além de ser dito assim na Bahia, também faço alusão ao conceito de ‘pretoguês’ da escritora Lélia Gonzalez”, ressalta.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A negritude é um dos temas centrais do livro, cuja abordagem não se restringe apenas às vivências do autor. Com ilustrações de Silvana de Menezes, o material traz poemas sobre natureza, sustentabilidade, amor, equidade, direitos humanos e a importância da leitura, temas que compõem o tecido múltiplo de abordagens, em mais de 45 textos poéticos divididos em três partes: “De onde vim”, “Onde estou” e “Para Onde Vou”.

O livro já figurou em 39º lugar na lista dos mais vendidos da Amazon na categoria de Literatura e Ficção. São mais de 1.300 exemplares circulando nacionalmente. Personalidades como Gilberto Gil, Margareth Menezes, Luedji Luna, Daniela Mercury e Lázaro Ramos já tem seus exemplares.

O autor também se movimenta no próprio livro, que tem um efeito de animação chamado flipbook, no qual é simulado um movimento de voo. Essa razão também fez a obra se popularizar entre o público infantil. Um vídeo de uma garota de 8 anos, chamada Duda Santhana, recitando “Black Power” (poema do livro) já soma mais de 290 mil visualizações no Instagram.

Serviço

Lançamento do livro “Preto Ozado”

Quando: 23 de setembro, 16h.

Onde: Drummond Livraria  – Av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional, Loja 153 – Consolação, São Paulo – SP

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano