O Ministério do Esporte decidiu demitir o funcionário responsável pela polêmica postagem que mostrava um macaco de chapéu em uma embarcação, em alusão à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em que o cortejo de atletas percorreu o Rio Sena via barco.
O post, divulgado na sexta-feira (26) no X (antigo Twitter), foi apagado, mas trazia a imagem acompanhada da frase “todo mundo aguardando o nosso barco” junto à bandeira do Brasil. O nome do funcionário que realizou a postagem foi preservado pelo ministério.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Em nota, a pasta destaca que “abriu um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades, uma vez que julga inadmissível tal fato”. A publicação foi replicada várias vezes por usuários nas redes sociais.
“Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo à nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”, diz o informe divulgado pelo Ministério do Esporte.