O Brasil lançou nesta quinta-feira (13), na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o Plano de Ação em Saúde de Belém para a adaptação do setor da saúde às mudanças do clima. Este é o primeiro documento internacional de adaptação climática dedicado à saúde.
A iniciativa propõe ações para os países combateram os efeitos da mudança climática, que põe em risco, especialmente, as populações mais vulneráveis. As três linhas de ação, segundo o governo federal, são interligadas por conceitos de equidade em saúde, justiça climática e governança participativa.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O objetivo é fortalecer a adaptação e a resiliência do setor de saúde às alterações do clima por meio de sistemas integrados de vigilância e monitoramento, da aceleração do fortalecimento de capacidades, da promoção da implementação de políticas baseadas em evidências e da inovação e produção sustentáveis.
Com os eixos de vigilância e monitoramento; políticas, estratégias e fortalecimento de capacidades baseados em evidências; e inovação, produção e saúde digital, a operação será coordenada em colaboração com a Aliança para Ação Transformadora em Clima e Saúde (ATACH) e supervisionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que o país sustenta a missão de fazer da COP30 uma oportunidade para implementar ações reais de combate aos efeitos da crise climática.
“A resposta do Brasil é clara: é tempo de passar da reflexão para a ação conjunta. Diante de um clima já alterado, não nos resta alternativa senão governos e políticas públicas para nos adaptarmos e enfrentarmos a mudança do clima”, declarou, durante o lançamento do plano.
O planejamento contará com o investimento de US$ 300 milhões da Coalizão de Financiadores de Clima e Saúde para o compromisso internacional. A rede reúne mais de 35 organizações filantrópicas de diversos países.
O que é a COP?
A COP, ou Conferência das Partes, é um órgão da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), composta por 197 países. A entidade é o principal espaço deliberativo da ONU para a execução de medidas assumidas pelos países para reverter a crise climática.
O encontro acontece desde 1995 e teve sua primeira edição em Berlim, na Alemanha. Neste ano, a COP chega à sua 30a edição e acontece pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA).