Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Eleito: Max Maciel é o 3º lugar mais votado para deputado distrital no DF

A campanha do pedagogo do PSOL foi voltada para a valorização da educação nas periferias de Brasília

Imagem: Divulgação

Foto: Imagem: Divulgação

2 de outubro de 2022

O candidato Max Maciel (PSOL) foi eleito neste domingo (2) como deputado distrital em Brasília (DF). Com mais de 90% das urnas apuradas na região, Max ficou em terceiro lugar na corrida eleitoral pelo cargo. 

Nascido e criado na região da Ceilândia (DF), o deputado eleito baseou sua candidatura no fortalecimento das quebradas. Pedagogo de formação, Maciel elaborou um projeto de cursinho popular na periferia de Brasília que, somente esse ano, já foi responsável por colocar mais de 120 jovens na universidade. 

Atualmente, Max Maciel coloca em prática um programa piloto que auxilia 30 jovens negros com uma bolsa de R$ 500, um notebook e acompanhamento terapêutico comunitário, para que façam o ENEM e consigam ingressar na Universidade de Brasília (UnB). Caso eles sejam aprovados, o programa continuará acompanhando o estudante durante toda a vida acadêmica. 

À Alma Preta Jornalismo, o deputado distrital eleito no DF afirmou que é de suma importância tornar a educação mais comunitária, para que “as salas de aula abracem o estudante”. Entusiasta do movimento hip hop, ele prega que a cultura negra e a educação devem andar juntas para levar os saberes da comunidade para dentro das salas de aula. 

Em sua página oficial, Max destaca que “algumas pessoas me dizem que sou teimoso. Acreditar na potência periférica, na juventude e na transformação pelos de baixo tem sim um pouco de teimosia, mas é muito mais pela necessidade. A gente luta por que a gente precisa mudar as coisas e não por que achamos a luta simplesmente bonita. Lutar dói, desgasta, cansa, mas mesmo assim seguimos aqui, na periferia, lutando para o lado de cá ter mais atenção do poder público”.

Junto a Max Maciel, se elegeram também Fábio Félix (PSOL) e Chico Vigilante (PT) para o cargo de deputado distrital. 
 Leia também: ‘DF: Candidaturas negras apresentam propostas e firmam compromisso com o MNU’

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano