Pesquisar
Close this search box.

Encontro de lideranças aponta demandas das favelas cariocas para o G20

F20 busca reunir e apresentar reivindicações da população periférica na cúpula do G20, prevista para novembro
Na foto, casas do Complexo do Alemão, uma das comunidades representadas na reunião do F20.

Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

8 de julho de 2024

Nesta segunda-feira (8), lideranças de diversas comunidades do Rio de Janeiro se reúnem para o lançamento do Favelas 20 (F20), fórum que busca debater e apresentar as demandas das periferias para a cúpula do G20.

Entre as comunidades representadas estão Vila Kennedy, Manguinhos, Rocinha, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Acari, Caju, Fumacê e Jacarezinho. O encontro ocorre na Casa Voz do Vidigal e pretende ampliar a participação social e assegurar a presença das organizações das comunidades nos processos de decisão do G20.

O F20 é estruturado em cinco grupos de trabalho: Combate às Desigualdades, Pobreza, Fome e Promoção da Saúde Mental; Acesso à Água Potável, Saneamento Básico e Higiene Pessoal; Combate à Crise Climática e Promoção da Transição Energética Justa; Combate ao risco de desastres naturais e Transformação, Inclusão Digital e Cultura.

Os grupos irão abordar as questões críticas enfrentadas pelas periferias, como violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura para a promoção de soluções sustentáveis e inclusivas que melhorem a qualidade de vida dos moradores dessas localidades.

Para Gabriela Santos, diretora-executiva da ONG Voz das Comunidades, organização idealizadora da iniciativa, o fórum é uma oportunidade de inserir a população periférica nas resoluções dos debates internacionais e garantir que suas demandas sejam consideradas. 

“O objetivo do F20 é fazer a população da favela participar da tomada de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, regionais e especialmente globais a partir do que acontece dentro dela. Vamos levar a favela para as discussões globais”, aponta Gabriela em comunicado ao G20 Brasil.

Com o lançamento, o G20 Brasil anunciou a criação de uma plataforma colaborativa para a divulgação de notícias e artigos produzidos por moradores das favelas brasileiras. Os materiais publicados serão pautados pelos temas que afetam diariamente essas populações, como mudanças climáticas e o combate às desigualdades sociais.

O G20, também conhecido como Grupo dos 20, é o evento que reúne os 19 países mais ricos do mundo para discussões de metas globais econômicas, sociais e ambientais. Também participam do fórum a União Africana e a União Europeia. Este ano, o debate acontecerá no Brasil e está agendado para novembro.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano