O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) firmaram um acordo de cooperação para produção de indicadores de direitos humanos.
Em conjunto, os órgãos desenvolverão testes preparatórios e pesquisas nacionais para contagem de população de rua e elaboração de perfil, além da inclusão de pessoas idosas na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e de pessoas com deficiência na Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As instituições também visam trabalhar na identificação da população LGBTQIAP+, através de questionários de pesquisa do IBGE. As organizações trabalharão em conjunto pelo período de quatro anos.
De acordo com o ministério, a produção desses dados será usada para o subsídio de políticas e programas da plataforma do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), lançado pela pasta em dezembro do último ano.
O ObservaDH é uma plataforma de informações e estatísticas, que tem como objetivo viabilizar políticas públicas, ações e programas de direitos humanos, através da produção e análise de indicadores sociais.