Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ipec: Haddad lidera entre os eleitores negros e pobres

Pesquisa de intenção de voto divulgada na noite desta terça (25) mostra perfil dos eleitores dos dois candidatos ao governo de São Paulo

Imagem mostra Haddad a esquerda e Tarcísio a direita durante debate na Band. Ipec mostra como negros votam

Foto: Foto: Renato Pizzutto/Divulgação

26 de outubro de 2022

A disputa entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) pelo governo de São Paulo está acirrada. É o que aponta a nova pesquisa Ipec de intenção de voto divulgada na noite desta terça-feira (25) pela TV Globo, que mostra empate técnico dentro da margem de erro. A consulta também traçou um perfil do eleitorado dos dois candidatos: enquanto o ex-prefeito da capital se destaca entre os negros, o ex-ministro de Bolsonaro conta com a maioria de apoiadores brancos e ricos.

De acordo com a consulta, Tarcísio de Freitas se manteve com 46% das intenções de votos. Já Fernando Haddad cresceu e agora registra 43%. Do total de entrevistados, 7% disseram votar branco ou nulo. Os que não sabem ou não responderam são 4%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro em 83 municípios do estado de São Paulo e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na amostra, Fernando Haddad tem maior destaque entre os eleitores autodeclarados pretos e pardos, que somam 48%. Os autodeclarados brancos que afirmaram votar no candidato do PT representam 39%. Já os votos de Tarcísio de Freitas, segundo a pesquisa, são de maioria brancos e representam 50%. Os negros e pardos que disseram votar no candidato do Republicanos é de 40%.

Renda familiar

É possível observar ainda que 52% das pessoas que demonstraram votar em Fernando Haddad neste segundo turno têm renda familiar mensal de até 1 salário mínimo. Se comparado com Tarcísio de Freitas, esse percentual cai para 33%. De acordo com o perfil levantado, 52% desse público possuem renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos, o que evidencia que seus eleitores pertencem às classes mais abastadas.

Nos votos válidos, aqueles que não levam em consideração brancos e nulos, Tarcísio de Freitas está com 52% e Fernando Haddad. Na última pesquisa eleitoral, divulgada no dia 11 de outubro pelo instituto, o candidato de Bolsonaro aparecia com os mesmos 46% dos votos totais contra 41% de intenções de votos registrados em Fernando Haddad.

Esta é a última pesquisa eleitoral antes do último debate entre os dois candidatos, que será realizado pela TV Globo nesta quinta-feira (27), a partir das 22h. No primeiro turno, Haddad ficou em segundo lugar, com 35,70% das urnas. Tarcísio terminou à frente, com 42,32% dos votos.

Leia também: Tarcísio ignora negros em seu plano de governo; veja as propostas de Haddad

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano