Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministra Sônia Guajajara anuncia construção de primeiro hospital indígena

Governo federal também destinará crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para medidas de saúde para o povo Yanomami
Ministra Sônia Guajajara em coletiva de imprensa.

Foto: Lucas Leffa / Secom

25 de fevereiro de 2024

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, anunciou a construção do primeiro hospital indígena do Brasil para fortalecer o atendimento de saúde ao povo Yanomami. A unidade ficará localizada em Boa Vista (RR).

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), o investimento para a região será extraordinário, no valor de R$ 1,2 bilhão de reais. O hospital será capacitado para serviços de atenção especializada de média e alta complexidade. 

Para a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, é preciso pensar um modelo de assistência que dialogue com as particularidades do povo Yanomami e os demais povos indígenas de Roraima.

“Saímos do estado de ações emergenciais para ações permanentes a partir da instalação da Casa de Governo em Boa Vista (RR). Serão 13 órgãos de governo que estarão presentes ali para acompanhar e garantir a implementação das ações necessárias pelo território”, disse a ministra em coletiva de imprensa.

Na ocasião, também foram anunciadas novas medidas de atenção à saúde dos Yanomami, como a construção e reforma de 22 unidades básicas de saúde indígena, a reforma da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) e a construção de um centro de referência contra desnutrição no território de Sucuru, no Paraná.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano