Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projetos de lei buscam ampliar ações de saúde mental no SUS

Projetos buscam fomentar políticas públicas de saúde mental para crianças, adolescentes e profissionais da saúde.
Janela do balcão de atendimento do SUS.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

6 de fevereiro de 2024

Tramita no Senado dois projetos de lei que buscam criar políticas públicas de saúde mental para crianças, adolescentes e profissionais da saúde.

O primeiro projeto é o PL 4.748/2023, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e estabelece princípios e objetivos que guiarão a implementação de políticas públicas para os profissionais de saúde.

O texto do parlamentar propõe a implementação de “políticas de diversidade e inclusão, que combatam o estigma e o preconceito”.

“São cada vez mais volumosos os dados na literatura acerca da maior prevalência de problemas de saúde mental entre os profissionais de saúde, especialmente quando se compara com as demais categorias profissionais”, diz trecho da justificativa do PL.

O segundo projeto de lei é voltado às crianças e adolescentes, buscando assegurar o acesso aos programas de saúde mental pelo SUS, para tratamento e prevenção de transtornos mentais. 

O PL 4.928/2023, da Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS -DF) fomentará a formação especializada dos profissionais, para serem capacitados a lidar de maneira específica com crianças e adolescentes. 

A proposta legislativa também prevê gratuidade em remédios para beneficiários de programas sociais e inscritos no Cadastro Único.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano