“Nas Margens: Literatura dos Encontros” reúne escritores de Angola e de Camarões; atividade acontecerá quinta-feira (9)
Texto / Divulgação
Imagem / Facebook / Literafrica
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Acontece na quinta-feira (9), na Livraria Tapera Taperá, o evento “Nas Margens: Literatura dos Encontros”. O evento faz parte do Circuito de Literatura das Periferias, que surgiu a partir do Festival do Livro e da Literatura, organizado há oito anos pela Fundação Tide Setubal em mais de 50 pontos de São Miguel Paulista nos quais eram reunidos coletivos, escritores, escolas e artistas em uma festa literária.
O novo tamanho do evento, que acontece em regiões diversas da capital paulista, coloca em pauta discussões de temas como democracia, literatura negra e feminismo, e tem como objetivo fortalecer autores, coletivos e iniciativas em favor da promoção da literatura em regiões periféricas de São Paulo.
A atividade contará com bate-papo entre Neide Almeida, escritora e coordenadora do Núcleo de Educação do Museu AfroBrasil; João Canda, autor angolano e diretor-executivo da Literafrica, iniciativa apoiada pela Prefeitura de São Paulo para promover a cultura africana no Brasil por meio da literatura; e a autora camaronesa Alexandrine Biyouha ce a autora camaronesa Alexandrine Biyouha.
O objetivo do bate-papo é identificar diferenças e semelhanças entre movimentos poéticos contemporâneos desenvolvidos na África e na literatura paulistana, passando desde os Cadernos Negros até a constituição de saraus em favor da construção da identidade negra.
Onde e quando será?
O evento “Nas Margens: Literatura dos Encontros” acontecerá na quinta-feira (9), das 19h às 22h, na Livraria Tapera Taperá, localizada no segundo andar da Galeria Metrópole (avenida São Luís, 187, Centro, São Paulo).