PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Plataforma de dados sobre raça é criada pelo Ministério da Igualdade Racial

A plataforma do Hub da Igualdade Racial reúne uma coleção de links para sites de pesquisa que abordam questões raciais em diversas áreas

Texto: Bárbara Cavalcante | Imagem: Dandara Maria/MIR

Doze pessoas de pé, em frente a uma ampla janela. São oito mulheres e quatro homens.

8 de setembro de 2023

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou na última terça-feira (5) o Hub da Igualdade Racial, uma plataforma on-line que reúne bases informativas para consultas sobre dados com recortes de cor ou raça e outros fatores sociais dentro de sete grandes eixos temáticos, sendo eles educação, saúde, trabalho, violência, desenvolvimento social, demografia e setor público.

Em declaração divulgada pela assessoria do MIR, a secretária-executiva da pasta, Roberta Eugenio, destacou a importância dos dados e o papel do movimento negro para a iniciativa. Segundo Eugenio, a ideia da criação de um espaço como esse é antiga.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Agora, acho que a gente dá curso a isso através do lançamento do hub e entendendo também que é de nossa responsabilidade ter uma plataforma que contribua quando cada cidadão, cidadã e cada um do governo federal procure informações sobre dados desagregados e sobre igualdade racial”, disse.

Segundo o MIR, o hub servirá de apoio para a organização de dados e qualificação do debate público, contribuindo para a formulação de políticas públicas, pesquisas acadêmicas e jornalísticas, além de usos diversos por movimentos sociais e para a população em geral. 

A diretora de avaliação, monitoramento e gestão da informação do MIR, Tatiana Dias, também destacou o impacto da plataforma no governo federal. Para ela, o hub servirá para que todas as secretarias do governo possam ter acesso a dados sobre raça no Brasil de forma transversal entre as áreas da administração.

“A ideia é aproveitar as capacidades instaladas garantindo maiores institucionalidades dessas informações, porque elas serão atualizadas em tempo real e serão cuidadas pelos gestores das próprias bases”.

O governo aponta que os links disponíveis levarão para sites e instituições de pesquisa respeitadas, além de órgãos públicos que forneçam possibilidades de consulta de suas bases de dados.

Para conferir os dados do HUB e obter mais informações, acesse aqui a plataforma do Ministério da Igualdade Racial.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano