Nos dias 6 e 7 de abril, às 16h e 15h, respectivamente, o Galpão Zona Norte será palco de uma roda de samba realizada pelo grupo Poeira Pura. Segundo os organizadores, o evento pretende realizar uma “manifestação autêntica” da cultura negra em um ambiente inclusivo.
As rodas de samba do grupo já contaram com a presença de grandes nomes da cultura negra brasileira, como as cantoras Liniker, Luedji Luna, Tássia Reis e o compositor Cleber Augusto.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
À frente do projeto estão os sambistas cariocas Rogério Família e Mateus Professor. Eles afirmam que pretendem mudar a percepção tradicional do samba, construindo uma nova estética para o gênero.
“Somos conhecidos por propor uma roda de samba mais intimista, onde os músicos e o público dividem o espaço lado a lado e as letras são cantadas no gogó. Nos apresentamos sem microfones, mantendo a autenticidade e a essência do samba. Diferente dos shows de palco, onde o público contempla a demonstração artística com certa distância”, diz Rogério Família, em nota.
Nesse sentido, o sambista afirma que o Poeira Pura combate a ideia de que o gênero deve ser sempre alegre e cordial. “Não existimos para fazer alegria de playboy em barzinhos, somos combativos e queremos incomodar. Criamos o Poeira Pura para propor debates sobre a sociedade, moldando uma nova estética e buscando uma nova sonoridade para o samba”, acrescenta.
Além disso, o organizador também diz que o espaço é inclusivo, com prioridade ao acolhimento do público LGBTQIA+. Família afirma que as rodas de samba ainda são vistas como um ambiente heteronormativo, o que motivou a criação de uma comunicação do evento que “pode ser chocante e disruptiva para quem entende o samba como lugar exclusivo para um certo segmento social”.
Serviço
Samba do Poeira Pura
Quando: sábado, 6 de abril e domingo, 7 de abril
Horário: 16:00 às 00:00, no sábado e 15:00 às 23:00 no domingo
Onde: Galpão Zona Norte – Rua Severa, 212 – Vila Maria Baixa, São Paulo (SP)
Mais informações: ingressos disponíveis no Sympla