Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Emicida assume comando de podcast que trata da história do samba

A série em áudio, produzida pela Globoplay, apresenta em dez episódios a história do gênero musical e exalta os seus precursores
A imagem mostra o cantor, compositor e agora apresentador do podcast “Sambas Contados”, Emicida.

Foto: Bruno Trindade/Divulgação

13 de março de 2024

Quem acompanha Emicida há algum tempo, já ouviu o cantor afirmar que “o samba é o Brasil que deu certo” e “os discos foram os meus livros de história”. Agora, o compositor e pensador contemporâneo une as duas ideias no podcast “Sambas Contados”. 

Com dez episódios apresentados em duas semanas, Emicida percorrerá a história do gênero musical, aprofundando a pluralidade de temas relacionados ao samba e seus desdobramentos nem sempre explorados.    

Com um formato próximo ao que fez em “AmarElo”, um de seus principais álbuns, o artista busca reverenciar os precursores do samba, a partir de menções e conexões com o gênero: desde o show em que interpretou o repertório de Clementina de Jesus, passando por sua parceria e amizade com Wilson das Neves, até o seu trabalho de estúdio mais recente, no qual usa o termo “neosamba” para definir a proposta de sua sonoridade.  

“Em seus mais de 100 anos de história, o samba foi responsável por trazer o ponto de vista da favela e da contribuição africana para o centro do entretenimento brasileiro. Em 2023, a cultura Hip-Hop completou 50 anos. É como se o rap pegasse o bastão do samba para dar continuidade a esse discurso”, afirma Emicida em comunicado à imprensa. 

“Qual é o tamanho do ‘obrigado’ que devemos ao samba e a todos os artistas maravilhosos desse gênero? É essa pergunta que queremos responder com o podcast”, complementa.

No podcast, o apresentador vai relembrar o legado de Adoniran Barbosa, Leci Brandão, Dona Ivone Lara, entre outros personagens que fazem do título um rico mosaico da história. “Ouvir um samba é sempre como voltar para casa e encontrar o doce refúgio do quintal”, finaliza o cantor.
O podcast “Sambas Contados” está disponível de forma gratuita no Globoplay e nas plataformas de áudio. Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano