O Sesc Ipiranga, em São Paulo, recebe a escritora e doutora em Estudos Feministas Carla Akotirene para abordar a tematica “Interseccionalidade: feminismo negro frente às opressões da sociedade”. A atividade será no dia 27 de março, a partir das 20h, com entrada gratuita e acessibilidade em libras.
O evento vai debater o conceito da interseccionalidade discutido por Akotirene como forma de analisar os recortes de raça, gênero e classe, com um olhar estratégico para questões sociais que envolvem a mulher negra. O termo define a perspectiva do feminismo negro frente às opressões do sistema supremacista branco, destrinchando a ideia de um feminismo global como pensamento único nas pautas de luta e resistência.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A academica antirracista atua como voz importante no debate público, concentrando estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural, equidade de gênero e interseccionalidade.
Carla Akotirene é escritora, doutora em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e consultora em Políticas Públicas. Entre suas obras estão os livros “É Fragrante Fojado Dôtor Vossa Excelência”, “O que é interseccionalidade?” e “Ó Pai Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”.
Akotirene também é idealizadora do Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitação de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas.
Serviço:
Data: 27 de março(quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Sesc Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo SP
Duração: 90 minutos