A Semana de Equidade Racial é organizada pela Wunderman Thompson Brasil e, em sua 5ª edição, acontece entre os dias 8 a 12 de novembro. O evento é gratuito e 100% online e, pela primeira vez, contará com a audiência dos escritórios da WT LATAM com tradução simultânea, a fim de ampliar o acesso à informação.
Além disso, a Semana tem como principal objetivo discutir formas efetivas para acelerar a chegada de lideranças negras aos cargos estratégicos das empresas participantes e lançar o Programa de Aceleração de Lideranças WT Brasil.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“A Semana da Equidade nasceu como um evento interno para aumentar a consciência racial na Wunderman Thompson Brasil. Com o trabalho remoto, já em 2020, vimos a oportunidade de tornar o conteúdo público para ampliar o conhecimento e falar abertamente sobre equidade, diversidade e inclusão”, comenta Pedro Reiss, CEO da Wunderman Thompson Brasil.
O CEO também diz que a quinta edição será internacional e com tradução simultânea, o que faz a mensagem chegar cada vez mais longe, e completa: “Estou muito orgulhoso e ansioso por essa semana de aprendizados e evolução”.
“A Semana de Equidade Racial provoca novos rumos no mercado publicitário. É um evento que incentiva a mudança que tanto esperamos quando falamos sobre diversidade de pessoas pretes em cargos de liderança. Estou muito feliz de ter sido convidado como apresentador, é uma honra fazer parte da construção deste movimento”, diz Ricardo Silvestre, CEO & founder da Black Influence e Host da 5ª Semana da Equidade Racial.
Lideranças negras
Durante o evento, a Wunderman Thompson lança o Programa de Aceleração de Lideranças Negras da Agência. A proposta visa desenvolver talentos e remover os obstáculos estruturais que impedem o crescimento profissional de pessoas negras.
“O projeto é essencial para fortalecer dentro de casa os nossos ideais e o que acreditamos: inclusão, equidade e diversidade têm que acontecer e têm que acontecer urgentemente”, pontua Ismael Ferreira, Assistente de Negócios da WT Brasil
Deste modo, espera-se que a agência atinja uma gama de 56% de colaboradores negros, refletindo a realidade da sociedade. A perspectiva é que a equipe de liderança tenha 30% de pessoas negras.
O programa pretende acelerar o entendimento e engajamento sobre equidade racial. Isso quer dizer que a iniciativa irá contemplar ações da área de recursos humanos, em parceria com as consultorias “Indique uma Preta” e “Mais Diversidade”, para haver o aprofundamento da pauta. Tudo isso acontecerá por meio de rodas de conversas, palestras, treinamentos e outras iniciativas que serão divididas na programação do evento.
Início
A Semana da Equidade Racial nasceu em 2017 como um evento fundamental para a Wunderman Thompson difundir a importância da diversidade racial, se aprofundar nos desafios e oportunidades que a desconstrução de estruturas desiguais traz e fomentar medidas efetivas que garantam a equidade racial.
“A Semana da Equidade virou um dos eventos mais importantes do ano para mim, porque falar de equidade racial no mercado de comunicação é necessário para alcançar vozes reprimidas pela falta de oportunidade, espaço, confiança e representatividade perpetuada pelo racismo”, afirma Ismael.
Na primeira edição, a Semana deu início ao Programa 20/20, em parceria com a consultoria de recursos humanos EmpregueAfro que incluiu cerca de 24,2% de novos talentos negros ao longo de 2020.
Leia também: Equidade Racial: até quando esperaremos por isso?