PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brasil gastou cerca de R$ 250 milhões com armas israelenses nos últimos 3 anos, aponta pesquisa

Levantamento do Brasil de Fato aponta aumento recorde de importações brasileiras de armamentos israelenses, com R$ 120 milhões gastos apenas em 2024
Entrega de fuzis à Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), no 1º Batalhão de Guarda, em São Cristóvão, Zona Norte da capital fluminense.

Entrega de fuzis à Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), no 1º Batalhão de Guarda, em São Cristóvão, Zona Norte da capital fluminense.

— Reprodução /Tomaz Silva / Agência Brasil

5 de agosto de 2025

Nos últimos três anos, o Brasil gastou cerca de R$ 250,6 milhões (US$ 47,2 milhões) com importações de armamentos fabricados por Israel. As informações são de um levantamento realizado pelo jornal Brasil de Fato, divulgado na segunda-feira (4). 

A pesquisa utilizou dados públicos disponíveis na plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), e se referem à categoria de armas e munições. Somente em 2024, o governo brasileiro despendeu R$ 120,6 milhões (US$ 21,7 milhões) em armas. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Desde 1997, a média histórica raramente ultrapassou US$ 1 milhão por ano. Os valores aumentaram para US$ 9 milhões em 2022, o que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), equivalia a R$ 46,7 milhões. Em 2023, o governo brasileiro gastou R$ 83,3 milhões em armamentos israelenses (US$ 16,5 milhões). 

Segundo o Brasil de Fato, cerca de R$ 18,5 milhões do total importado em 2024 correspondem à compra de mísseis, lançadores e simuladores para o Exército Brasileiros. 

Embora o contrato tenha sido firmado ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL), a entrega dos equipamentos foi concluída em 2024. Além do Exército, a maior parte dos armamentos israelenses adquiridos neste ano foi destinada às polícias estaduais.

Pelo menos dez estados brasileiros realizaram compras de fuzis, metralhadoras e miras da empresa Israel Weapon Industries (IWI). 

Em junho, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) denunciou licitações realizadas pelo governo estadual paulista com empresas bélicas de Israel, desde o início da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em 2023. As compras, que somam R$ 37,3 milhões, se referem a equipamentos, fuzis, metralhadoras e kits de reposições de três corporações israelenses.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano