PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Oficina com Brisa Flow apresenta registros e memória dos povos indígenas 

Atividade no Rio traz cantos ancestrais por meio da arte e cultura das comunidades tradicionais na região da Pequena África na capital fluminense
A artista indígena Brisa Flow.

A artista indígena Brisa Flow.

— Divulgação/Clara Lugão

31 de outubro de 2025

A artista Brisa Flow e o poeta e pesquisador Idjahure Kadiwel conduzem, no dia 4 de novembro, a oficina “Restituição de Fonogramas”, que integra a programação do encontro “Reparar, Reconnectar, Rematriar – Encontro Transterritorial para Estratégias de Restituição”, realizado na região da Pequena África, na zona portuária do Rio de Janeiro.

A atividade propõe um mergulho em processos de rematriação, termo utilizado para designar ações de reparação e restituição de arquivos sonoros que foram gravados e levados para fora do país. O encontro busca refletir sobre modos de devolução –  material e simbólica –  de registros e memórias às comunidades de origem, fortalecendo o diálogo entre ancestralidade e contemporaneidade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Brisa Flow é artista indígena, cantora, compositora, pesquisadora e produtora musical. Sua obra mistura cantos ancestrais mapuche com imagem e som, explorando a arte como linguagem ritualística. 

Já Idjahure Kadiwel poeta, antropólogo e pesquisador indígena do povo Terena, é doutorando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e desenvolve pesquisas sobre musicalidades indígenas entre o Alto Rio Negro e o Pantanal.

A programação, também  reúne oficinas, performances e debates sobre reparação e reconexão de saberes ancestrais. A curadoria é do coletivo Guanabara Pyranga, formado por Renata Tupinambá, Nana Orlandi, Lucas Canavarro, além de Nathalia Grilo. O evento é uma realização do Juntes na Cultura, Consulado Geral da França no Rio e Goethe-Institut, no âmbito da Temporada França-Brasil 2025.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário on-line.

Serviço

Oficina “Restituição de Fonogramas” – Brisa Flow e Idjahure Kadiwel

Quando: 4 de novembro, terça-feira
Horário: 14h30 às 16h30
Endereço: Armazém Docas André Rebouças – Praça Mauá, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano