PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Coletivos lançam plataforma de solução na distribuição de notícias para periferias

Proposta por Periferia em Movimento, Desenrola e Não me Enrola, Alma Preta e Embarque no Direito, a Território da Notícia será lançada na próxima terça (24)

Texto: Redação | Imagem: Divulgação/Patrícia Santos

Imagem de divulgação. Na foto, um dos tokens idealizados pelo projeto transmitindo notícias em um espaço público.

22 de agosto de 2021

A forma como as notícias produzidas por iniciativas de comunicação das periferias de São Paulo são distribuídas está em transformação. Agora, os conteúdos também são acessados em pontos de grande circulação, conectando leitores online e offline por meio de totens digitais. 

A iniciativa é da Território da Notícia, que tem seu evento de lançamento marcado para a próxima terça-feira, 24 de agosto, a partir das 19h, em formato online.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A proposta nasceu a partir da parceria entre as iniciativas de comunicação Alma Preta Jornalismo, Desenrola e Não me Enrola, Embarque no Direito e Periferia em Movimento. A TN foi uma das iniciativas selecionadas pelo Desafio de Inovação Google News Initiative na América Latina em 2019.

“A TN nasce para atravessar o caminhos de quem vive nas periferias. Não é possível ignorar a falsa democratização da internet e da informação. A desigualdade é estrutural e se renova sempre. A distribuição desigual de infraestrutura, as limitações de renda e um certo analfabetismo digital existem. O TN, então, tenta contornar isso para promover  o direito à comunicação, ou seja, para romper com a concentração da mídia”, explica a jornalista Gisele Brito, umas das responsáveis pela gestão editorial do projeto.

Os totens digitais estão sendo instalados em pontos estratégicos nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul da capital. Além da distribuição de notícias, a TN adotou um modelo de negócio sustentável para as organizações de jornalismo, com um plano de monetização de conteúdo. 

Ronaldo Matos, responsável pela gestão comercial, explica a importância da estratégia de veiculação de notícias, anúncios e de campanhas nas telas para o público e grupos empresariais locais.

“A Território da Notícia vai inovar e oferecer uma solução inédita no Brasil, que é você ofertar a possibilidade de ter um anúncio num território periférico dentro de um estabelecimento comercial, onde o anunciante vai entrar em contato com uma audiência estratégica para o negócio dele, seja um produto, um serviço ou uma política pública”, diz.

Lançamento

O lançamento na próxima terça (24) vai contar com a participação da escritora, cientista social e jornalista Bianca Santana e da jornalista e co-coordenadora de comunicação e parcerias do Perifatec, Raphaela Ribeiro. A mediação será por conta de Thiago Borges, jornalista, também responsável pela gestão editorial da TN e co-fundador da Periferia em Movimento.

A atividade de lançamento será realizada a partir das 19 horas nas plataformas online da Território da Notícia, no Instagram e Facebook, e também no Youtube do portal Alma Preta.

Leia também: InfoTerritório vence ‘Desafio de Inovação do Google News Initiative na América Latina’

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano