Onze artistas do Laboratório de Artes, Inovação e Tecnologia 2050, com sede no Morro do Santo Amaro, na Zona Sul do Rio de Janeiro, integram a exposição “VAI TOMANDO!” no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia. Com entrada gratuita, a mostra apresenta as realidades de seus cotidianos, pesquisas e produções artísticas, desenvolvidas no decorrer da residência artística do projeto UPLOAD, iniciada em 2025, em que seus participantes visitaram 68 exposições e 23 museus cariocas e paulistas.
Com trabalhos utilizando inteligência artificial, pintura artística, impressão e escaneamento 3D, interatividade, arte generativa, modelagem digital e resíduos físicos e eletrônicos, a exposição traz obras e projetos em estágio de desenvolvimento pelos artistas da 2050 para tornar visíveis os processos criativos e as construções narrativas de cada um deles.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
As produções exploram temas relacionados às suas vivências e cotidianos, como a vida em comunidade no Morro do Santo Amaro, arte, juventude e tecnologias que ativam sentidos naquele território. Em maio, uma nova exposição no centro cultural mostrará o resultado final das criações artísticas.
Fundada em 2022, a 2050 é um laboratório criativo de arte, inovação e tecnologia, desenvolvido por artistas das comunidades Santo Amaro, Cidade de Deus, Senador Camará e Praça Seca. Eles se inspiram na favela para criar narrativas globais e novos rumos, fazendo uso da inteligência artificial, cultura periférica e novas tecnologias para desenvolver projetos que lidam com as experiências imersivas, produções artísticas e iniciativas educativas.

Participam desta exposição os artistas Gean Guilherme; Osvaldo Eugênio; Gabriel Pego, conhecido como “Gb”; Rafael Velez; Gabriel Pamplona, também chamado de “GPS”; Bruno Aranha e seu vulgo “Rxbisco”; Ronald Nascimento; Luan Guilherme; “Ottis Ots”, cujo nome é Alberto Brant; João Victor Guimarães, conhecido entre os seus como “Clicbycria”; e Cety Soledade.
Entre as obras expostas, estão a máscara “Sankofa Elétrica” e a escultura “O Mensageiro”, de Cety Soledade, que aborda em sua linha de pesquisa o descarte irregular de lixo eletrônico e os impactos ambientais e sociais relacionados a este processo em escala global. Ambos os trabalhos fazem uso de diversos resíduos eletrônicos, como plugs de tomadas, cabos, fios, carregadores e fitas metálicas, sendo ponto de partida para a uma arte inédita que o artista pretende apresentar na exposição final.
Serviço
Exposição “Vai Tomando”
Data: 25 de fevereiro a 5 de abril
Horário: quarta a domingo, de 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 3
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro