Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

CE: museu da Imagem e do Som realiza oficina inspirada em ritmos afro-brasileiros

Projeto busca expandir os imaginários em relação à população negra
A oficina promoverá reflexões sobre a ancestralidade negra a partir das obras da exposição “Escureci”.

Foto: MIS Ceará / Divulgação

15 de março de 2024

O Museu da Imagem e Som (MIS) Chico Albuquerque promove no sábado (16), em Fortaleza, a oficina “Gestos Ancestrais”, que tem como propósito a realização de experimentações corporais e vocais inspiradas nos ritmos afro-brasileiros.

Ministrada pela educadora do MIS Ceará, Francisca Silva, a iniciativa também inclui a promoção de debates sobre a ancestralidade negra, utilizando as obras da exposição “Escureci“, que está em cartaz no espaço.

A exposição apresenta várias obras criadas por artistas negros cearenses, inspirados pela frase “O ponto de encontro entre o presente e o futuro é o passado ancestral”.

Ao analisar as composições, o projeto busca expandir os imaginários em relação à população negra. A metodologia adotada combina experimentação corporal e vocal com a análise das imagens apresentadas. 

Além da observação da mostra, a oficina se desdobra em diferentes momentos: um aquecimento corporal seguido de um trabalho de coro e corifeu, um aquecimento vocal acompanhado de um jogral com o poema “Gritaram-me Negra!” e, por fim, a finalização com uma roda de conversa para reflexões e trocas de ideias.

A atividade oferece 20 vagas para pessoas acima de 15 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 de março.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

    View all posts

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano