Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Contribuição feminina na capoeira é tema de exposição em Salvador

A mostra "Ela é Mulher Capoeira" incentiva mulheres a se aprofundar na prática das rodas de capoeira
A imagem mostra mulheres praticante da capoeira, tocando instrumentos característicos da prática artística

Foto: Fernando Barbosa/Divulgação

6 de março de 2024

O Centro Cultural Solar Ferrão, em Salvador (BA), recebe nesta quarta-feira (6) a exposição fotográfica “Ela é Mulher Capoeira”.

A mostra destaca o Festival de Música Maria Felipa, realizado em março de 2020 no Pelourinho. O festival foi concebido com o objetivo de incentivar mulheres a expressarem suas próprias composições, dominarem instrumentos e explorarem os diversos ritmos entoados nas rodas de capoeira.

Um dos resultados mais significativos do festival foi a produção de um álbum com 22 músicas autorais, todas interpretadas por mulheres capoeiristas dos territórios de identidade do Portal do Sertão e da Região Metropolitana de Salvador.

A abertura do evento contará com uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa e de capoeira com a participação de 18 mestras baianas, a interpretação do hino da Bahia pelo Movimento Karapaça, apresentações das intérpretes do álbum e outras intervenções culturais.

“A Capoeira é uma manifestação genuinamente brasileira, reconhecida mundialmente e patrimônio cultural da Bahia. É um compromisso da nossa gestão, do Governo do Estado, salvaguardá-la. O Centro Cultural Solar Ferrão, como um espaço dedicado às culturas populares, é ideal para sediar esta exposição, que visa apresentar e celebrar a capoeira de nossas mestras”, destaca a historiadora Luciana Mandelli, diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em nota.

Serviço

Exposição fotográfica “Ela é Mulher Capoeira”

Quando: quarta-feira (6)

Horário: abertura às 16h30

Onde: Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano