PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Contribuição feminina na capoeira é tema de exposição em Salvador

A mostra "Ela é Mulher Capoeira" incentiva mulheres a se aprofundar na prática das rodas de capoeira
A imagem mostra mulheres praticante da capoeira, tocando instrumentos característicos da prática artística

A imagem mostra mulheres praticante da capoeira, tocando instrumentos característicos da prática artística

— Fernando Barbosa/Divulgação

6 de março de 2024

O Centro Cultural Solar Ferrão, em Salvador (BA), recebe nesta quarta-feira (6) a exposição fotográfica “Ela é Mulher Capoeira”.

A mostra destaca o Festival de Música Maria Felipa, realizado em março de 2020 no Pelourinho. O festival foi concebido com o objetivo de incentivar mulheres a expressarem suas próprias composições, dominarem instrumentos e explorarem os diversos ritmos entoados nas rodas de capoeira.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Um dos resultados mais significativos do festival foi a produção de um álbum com 22 músicas autorais, todas interpretadas por mulheres capoeiristas dos territórios de identidade do Portal do Sertão e da Região Metropolitana de Salvador.

A abertura do evento contará com uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa e de capoeira com a participação de 18 mestras baianas, a interpretação do hino da Bahia pelo Movimento Karapaça, apresentações das intérpretes do álbum e outras intervenções culturais.

“A Capoeira é uma manifestação genuinamente brasileira, reconhecida mundialmente e patrimônio cultural da Bahia. É um compromisso da nossa gestão, do Governo do Estado, salvaguardá-la. O Centro Cultural Solar Ferrão, como um espaço dedicado às culturas populares, é ideal para sediar esta exposição, que visa apresentar e celebrar a capoeira de nossas mestras”, destaca a historiadora Luciana Mandelli, diretora-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), em nota.

Serviço

Exposição fotográfica “Ela é Mulher Capoeira”

Quando: quarta-feira (6)

Horário: abertura às 16h30

Onde: Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45 – Pelourinho, Salvador (BA)

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano