PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Curso on-line aborda história de formação do Haiti

Em quatro aulas, a formação apresenta o contexto histórico, os conflitos e a atual formação do país
A imagem mostra um protesto no Haiti. A formação apresentará os conflitos haitianos e sua atual formação e organização.

Foto: Reprodução

8 de março de 2024

Promovido pela Onira, uma produtora de cursos livres construída por duas historiadoras e trabalhadoras da área da cultura, o curso sobre a revolução haitiana e a história do país está com inscrições abertas para a nova turma. As aulas serão on-line, às quartas-feiras, de 13 de março a 3 de abril.

Bethânia Santos Pereira será a responsável por ministrar as aulas da formação. Ela é professora de história na rede municipal de Campinas (SP) e mestra e doutoranda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Suas pesquisas debatem sobre a história do Haiti entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX e mobilizam conceitos de raça, cidadania e liberdade.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O curso apresenta a história da revolução haitiana e mostra que há mais de 200 anos a população negra já se organizava politicamente em nome da igualdade racial.

A formação propõe estudos para entender como homens e mulheres negros, escravizados ou livres, atuaram coletivamente contra o racismo na França e na colônia de São Domingos, atual Haiti. Sob análise de diferentes sujeitos, os alunos serão apresentados à conceitos de igualdade e cidadania que foram universalizados a partir de pessoas negras durante as Revoluções Francesa e Haitiana e como a busca por uma liberdade plena deu origem ao primeiro país negro independente das Américas. 

O investimento é de R$ 150 e pode ser adquirido no site. As aulas ficarão disponíveis até 30 de abril.

Aula 1 I 13/03 I 19h30 às 20h30
COLONIZAÇÃO FRANCESA NO CARIBE
Na primeira aula, os alunos vão estudar sobre a sociedade colonial nas diferentes ilhas francesas no Caribe, com destaque para São Domingos (atual Haiti), a fim de compreender as divisões dessa sociedade antes do processo revolucionário. 

Aula 2 I 20/03 I 19h30 às 20h30 
HAVIA NEGROS NA FRANÇA? A QUESTÃO RACIAL NA REVOLUÇÃO FRANCESA (1789–1792)
Nessa aula, os alunos vão debater a recepção dos ideais Iluministas nas colônias, procurando entender a atuação de pessoas livres de cor em Paris durante o início da Revolução Francesa, a partir da introdução de temas raciais nos debates da Assembleia Nacional. 

Aula 3 I 27/03 I 19h às 20h30 
O PRIMEIRO PAÍS NEGRO DAS AMÉRICAS: GUERRA DE INDEPENDÊNCIA DO HAITI (1791– 1804) 
A aula três vai apresentar o processo revolucionário, que teve início em 1791 com as primeiras revoltas de escravizados, e a cerimônia do Bwa Kayiman até a completa independência do Haiti em 1804. 

Aula 4 I 3/04 I 19h às 20h30
PÓS-1804: SIGNIFICADOS DA LIBERDADE NO HAITI INDEPENDENTE
A última aula será sobre como as ideias de cidadania e liberdade incidiram sobre os haitianos a partir de um Estado negro independente e recém formado. E debater sobre os mecanismos de poder que produzem as narrativas históricas sobre o Haiti.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano