Pesquisar
Close this search box.

Entidade lança livro sobre Lélia Gonzalez em São Paulo

19 de julho de 2018

Textos, entrevistas e depoimentos compõem a obra, que tem como objetivo ajudar no combate ao pensamento colonizador que despreza a história negra no Brasil

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Reprodução

O livro “Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa”, que consiste em apanhado de obra textual da intelectual Lélia Gonzales, além de suas entrevistas e depoimentos dados em vida, será lançado domingo (22), na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

A coletânea é uma iniciativa da UCPA (União dos Coletivos Panafricanistas), que organizou a obra de forma autônoma e independente.

“Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa” reúne de forma inédita a obra textual de Lélia Gonzalez, contendo seus principais textos, entrevistas e depoimentos.

Trata-se de uma edição pioneira, uma vez que não há nenhum livro com suas publicações no mercado editorial brasileiro. A obra tem tiragem limitada, mas será comercializada a preços acessíveis.

De acordo com Gilson, membro da UCPA, este livro é uma importante contribuição para haver conhecimento mais amplo sobre o pensamento de intelectuais negros. “A obra combate uma das facetas da dominação racial: a colonização do pensamento e o apagamento da história negra no Brasil.”

Raquel Barreto, pesquisadora, historiadora, doutoranda e especialista em Lélia Gonzalez, é presença confirmada no evento. Ela virá do Rio de Janeiro para ministrar aula magna sobre a vida, obra e pensamento de Lélia aos presentes.

Onde será?

O lançamento de “Primavera para as Rosas Negras: Lélia Gonzalez, em Primeira Pessoa” acontecerá domingo (22), às 16h30, na Biblioteca Mário de Andrade (rua da Consolação, 94), em São Paulo.

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano