Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo no Sesc Campinas aborda vivências de crianças negras e racismo estrutural

O espetáculo "O Mundo Começa na Cabeça", apresentada pelo grupo Corpo Negro incentiva crianças e adultos a pensarem sobre o racismo de forma lúdica
Grupo Corpo Negro, responsáveis pela a apresentação do espetáculo "O Mundo Começa na Cabeça", peça que retrata o racismo sofrido por crianças negras.

Foto: Renata Prado/Divulgação

3 de maio de 2024

No próximo domingo (5), o Sesc Campinas recebe o espetáculo “O Mundo Começa na Cabeça”, às 16h, abordando questões de racismo enfrentadas por crianças negras. Com ingressos a partir de R$ 10, a peça teatral apresentada pelo grupo Corpo Negro busca sensibilizar crianças e adultos por meio de uma narrativa envolvente e lúdica.

O espetáculo relata episódios de racismo vivenciados por um grupo de crianças negras e as diferentes formas que encontraram para superá-los, seja através do apoio familiar ou da valorização da cultura afro-brasileira por meio de histórias, danças e brincadeiras. Com uma linguagem voltada para o público infantil, a peça não apenas busca criar identificação entre as crianças negras, mas também promover a conscientização do público sobre o racismo estrutural presente na sociedade.

O Grupo de Teatro Corpo Negro, sediado em Franca (SP), dedica-se desde 2016 à abordagem de temáticas étnico-raciais e à representatividade de pessoas negras no teatro. Inspirado na luta e pesquisa de Abdias do Nascimento, renomado artista negro, o grupo busca dar voz às vivências e memórias da infância de seus integrantes, que enfrentam diariamente as repercussões do racismo em suas vidas.

Com um elenco integralmente composto por artistas negros, o espetáculo oferece uma experiência enriquecedora e representativa para o público, conforme ressaltou Fabiana Alves dos Santos, Programadora do SESC Thermas Presidente Prudente, durante uma apresentação realizada em novembro de 2023: “Quero parabenizar o grupo por terem uma equipe inteira preta. Fiquei muito feliz por isso, foi muito significativo para mim, enquanto programadora, e para a molecada que veio assistir à peça”, disse, em comunicado para imprensa.

Grupo de Teatro Corpo Negro pesquisa representatividade de pessoas negras no teatro. Foto: Renata Prado/Divulgação

Serviço

Espetáculo “O Mundo Começa na Cabeça”

Quando: 5 de maio (sábado)

Horário: a partir das 16h

Onde: Sesc Campinas – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas (SP)


Para mais informações da peça e compra de ingresso acesse o site.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano