Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Inhotim abre nova fase de exposição sobre Abdias Nascimento

Instituto expõe último ato do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, apresenta adaptação de uma peça do dramaturgo, e inaugura obra de Luana Vitra
Imagem mostra Abdias Nascimento, um homem negro, falando em púlpito.

Foto: Acervo Abdias Nascimento/Ipeafro

6 de novembro de 2023

O Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG), abrirá uma nova exposição, uma obra comissionada e uma peça de teatro como parte de sua programação artística em novembro. No dia 11, será inaugurada a última fase do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, chamada “Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista”, em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) na Galeria Mata.

Na data, estreia ainda a encenação de versão adaptada da peça “Sortilégio – Mistério Negro”, de Abdias Nascimento, apresentada nos dias 11 e 12. Outra atração será a inauguração da obra “Giro” (2023), da artista Luana Vitra, na Galeria Marcenaria.

Documentos de uma Militância Pan-Africanista

Inhotim e Ipeafro iniciaram uma parceria inédita em 2020 e inauguraram em dezembro de 2021 a primeira exposição dentro do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. O “Quarto Ato” traça um panorama da vida de Abdias Nascimento (1914-2011), tendo como eixo Xangô, orixá da justiça, presença forte no pensamento, no discurso e nas pinturas do artista.

Dividida em oito núcleos, a exposição percorre as múltiplas realizações do poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político negro. Sob a perspectiva da resistência e criatividade quilombista, ele inaugurou novas lógicas de produção, cultura e vida, para além de seu tempo.

“O quarto ato, que se dedica ao Quilombismo, conceito que permeia a vida, a obra e a prática desse artista e intelectual, é o fechamento desse projeto que reverencia todo um legado. Ao longo desses três anos da presença de Abdias no Inhotim, observamos suas ideias extravasarem para outras mostras, para a estrutura da instituição. Esta exposição sinaliza o último ato do Programa, e apresenta a consolidação da produção de Abdias como marco da cultura brasileira e internacional”, explica Douglas de Freitas, curador coordenador do Inhotim.

O ciclo de exposições Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra ressalta a perenidade da trajetória de Abdias, trilhada no ativismo e no combate ao racismo.

“Nesta parceria, avançamos nas discussões sobre as questões relacionadas à presença do povo preto nos museus. Ainda que o trajeto seja longo e os desafios constantes, hoje podemos afirmar que Inhotim caminha em direção a construir um espaço mais amigável à pessoa negra, resultado das iniciativas a partir da presença do legado de Abdias Nascimento no museu”, afirma Julio Menezes Silva do Ipeafro, jornalista, pesquisador e co-curador da mostra.

Abdias Nascimento, Teogonia Afro-Brasileira n. 2: Iansã, Obatalá, Oxum, Oxóssi, Yemanjá, Ogum, Ossaim, Xangô, Exu. Acrílica sobre tela, 102 x 152 cm. Búfalo, EUA, 1972.
Abdias Nascimento, Teogonia Afro-Brasileira n. 2: Iansã, Obatalá, Oxum, Oxóssi, Yemanjá, Ogum, Ossaim, Xangô, Exu. Acrílica sobre tela, 102 x 152 cm. Búfalo, EUA, 1972. Foto: Coleção Museu de Arte Negra/Ipeafro/divulgação

‘Sortilégio – Mistério Negro’

O programa também traz uma adaptação da peça escrita por Abdias, “Sortilégio – Mistério Negro” será encenada no Inhotim, sob a direção de Adyr Assumpção. A peça foi originalmente apresentada pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), outra iniciativa encabeçada por Abdias, e hoje é considerada um clássico do teatro negro brasileiro.

No enredo da adaptação, um grupo de artistas encenam o trágico destino de Emanuel, um ser em conflito com suas origens. Entre os destaques do roteiro, estão as forças femininas ganhando a importância de protagonistas na transformação do personagem.

A adaptação tem uma relação estreita com Brumadinho, território onde vive parte do elenco e o diretor Adyr Assumpção. Figura importante do teatro brasileiro, Adyr traz para a encenação um repertório que reúne sua experiência pessoal com Abdias Nascimento, o universo local e a releitura de questões raciais contemporâneas.

A peça será encenada no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim, nos dias 11 e 12. Para as pessoas visitantes do Inhotim, a entrada na peça é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no dia dos eventos, no próprio Teatro (sujeito a lotação).

Obra de artista Luana Vitra marca nova vocação de galeria

A obra “Giro” (2023), de Luana Vitra, também será aberta no dia 11 de novembro, e está sendo comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria. Segundo o Inhotim, a obra da artista dá início a uma nova vocação para esta galeria, que passa a receber exposições temporárias, assim como as galerias Lago, Fonte, Mata e Praça.

Entre os elementos materiais de “Giro”, estão vasos de cerâmica feitos em parceria com Benedikt Wiertz do Ateliê Xakra, também localizado em Brumadinho, e Alex Santana (Cerâmica Santana). Outro diálogo com o entorno é que as pedras usadas no trabalho foram coletadas no próprio Inhotim. A obra apresenta peças em cobre, produzidas por Aitam Camilo (ArteTude). No trabalho, a artista questiona sobre a nossa relação com a paisagem, principalmente a de Minas Gerais.

A obra se relaciona com diversos aspectos da vida de Luana, artista plástica, dançarina e performer. A multiartista foi criada em Contagem (MG), cidade industrial que fez seu corpo experimentar o ferro e a fuligem, e gestada entre a marcenaria (pelo pai) e a palavra (pela mãe, professora).

A artista Luana Vitra cria Giro (2023), especialmente para a Galeria Marcenaria. Foto: Tinko Czetwertynski

Serviço

Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, na Galeria Mata
Data: a partir de 11 de novembro

Sortilégio – Mistério Negro, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim
Datas/horários: 11 de novembro às 12h e às 14h. 12 de novembro às 12h

Ingressos para a peça são gratuitos para quem tem ingresso para o Inhotim e devem ser retirados no Teatro, por ordem de chegada (capacidade: 200 lugares). Duração da peça: 35 minutos.

Luana VitraGiro (2023), na Galeria Marcenaria
Data: a partir de 11 de novembro

Instituto Inhotim

Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.

Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês).

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano