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Financiamentos coletivos arrecadam para ajudar afroempreendedores

15 de maio de 2020

Propostas preveem redução dos impactos financeiros causados pelo isolamento social

Texto / Guilherme Soares Dias | Edição / Simone Freire | Imagem / Divulgação

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No contexto da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, enquanto as grandes e médias empresas já começaram a se preparar para suas recuperações quando os comércios forem reabertos, o cenário ainda é incerto para afroempreendedores, que sofrem mais por terem dificuldade de acesso a crédito, e frágil ou nenhum capital de giro. Para tentar driblar a crise, diferentes iniciativas de financiamento coletivo estão abertas a fim de garantir a continuidade destes negócios.

A rede Dos Afros Pro Mundo lançou a campanha no Matchfunding Enfrente para que após a crise do coronavírus possa realizar cinco edições do evento de inovação sócio-racial e ajudar, pelo menos, 100 afroempreendedores. A proposta prevê destinação de prêmios para as soluções que mais contribuem para a melhoria de vida nas favelas, promoção e comercialização de produtos e serviços, palestras e bate-papos com atualizações sobre as novas tendências do comércio pós coronavírus.

“O evento Dos Afros Pro Mundo será uma importante fonte de geração de renda para os afroempreendedores paulistanos e de preparação para o pós-crise do coronavírus. Uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais e de outros produtos desenvolvidos. O conjunto de ações previstas vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da cidade de São Paulo”, afirma Yan Ragede, responsável pela iniciativa.

O evento vai ocorrer somente após a liberação dos comércios e prevê atenção aos critérios de saúde dos participantes, com o fornecimento de álcool em gel e máscaras. Para ajudar o projeto é possível fazer doações no financiamento coletivo no site da Benfeitoria até 23 de maio.

Já a Terra Preta Produções lançou campanha para expandir a criação de conteúdo audiovisual gratuito para pequenos negócios das periferias da grande São Paulo, ajudando empreendedores e pequenos negócios a manter a presença online de seus negócios e aumentar o alcance. “Um vídeo pode aumentar em até 40% a possibilidade de vendas pela internet, já atendemos mais de dez negócios de forma gratuita, e com esses recursos prevemos chegar em mais 40 negócios”, afirma Rodrigo Portela, diretor da Terra Preta Produções e responsável pela iniciativa.

Os novos tempos provocados pela pandemia adaptaram a captação de imagens que serão enviadas online ou por meio de motoboy. “Vamos orientar como cada empreendedor pode gerar esses conteúdos e nos enviar para podermos editar e finalizar”, contextualiza Portela. A campanha fica no ar até o dia 17 de maio e é possível contribuir pelo site da Benfeitoria.

Bahia

Em Salvador (BA), a Vale do Dendê, holding social destinada a fomentar ecossistemas de inovação e criatividade com foco em diversidade, tem três empresas que criaram projetos emergenciais para realização durante a pandemia: AfroSaúde, Dendezeiro e Iyá Omi Cosmética Natural.

Criado pela marca de roupas Dendendezeiro, a campanha Proteção Colaborativa mapeou costureiras e empreendimentos que irão produzir cerca de duas mil máscaras de proteção. A ideia é distribuir o material nas periferias e organizações não governamentais de Salvador. O projeto recebe doações até 23 de maio pelo site da Benfeitoria.

A Iyá Omi, startup de cosmética natural, por sua vez, irá distribuir 200 kits de higiene pessoal para mulheres de regiões periféricas de Camaçari (BA). A iniciativa visa promover os cuidados com a saúde física e emocional de mulheres em estado de vulnerabilidade, utilizando virtudes terapêuticas das plantas. A campanha pretende arrecadar até R$ 50 mil.

 

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