PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pesquisar
Close this search box.

‘Julho das Pretas’ é celebrado com iniciativas de valorização da mulher negra na OAB-SE

Atividades visam promover a conscientização sobre racismo e sexismo durante todo o mês de julho
Imagem do curso de capacitação "Do Letramento Racial ao Antirracismo", realizado pela OAB-SE como a abertura das atividades em homenagem ao Julho das Pretas.

Foto: Ascom/OAB-SE

18 de julho de 2024

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB-SE) iniciou as comemorações do Julho das Pretas com o curso de capacitação “Do Letramento Racial ao Antirracismo”, realizado na última quinta-feira (11) no plenário da Ordem. O mês é dedicado a honrar a força, resiliência e as contribuições das mulheres negras, com várias ações programadas para conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao racismo e sexismo.

Este ano, o Julho das Pretas tem como tema a “Celebração dos Corpos Negros Femininos”. Clara Arlene Ferreira, diretora da OAB-SE e procuradora-geral da Procuradoria Especial da Mulher da Seccional, explicou a importância da valorização dos fenótipos e corpos negros como uma forma de letramento e consciência racial. “Esse Julho das Pretas é para mostrar que nós, mulheres negras, celebramos os nossos corpos, nossos fenótipos, nosso colorismo, porque nós carregamos e valorizamos a nossa matriz africana”, afirmou Clara, em nota do órgão.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Carlos César Zuzarte, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SE, destacou a luta por igualdade e conhecimento sobre causas raciais como uma pauta importante da Ordem. “O objetivo é trazer tanto para a advocacia, quanto para a sociedade, a necessidade de entender e reconhecer o racismo a partir do momento que você passa por ele”, disse Zuzarte.

No dia 26, das 14h às 20h, no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE), acontecerá o Workshop Afrobeleza, com oficinas de turbantes, maquiagem, penteados, exposição de joias e roupas africanas e um desfile valorizando a beleza negra. O evento é gratuito e aberto à sociedade, com inscrições disponíveis no site da Escola Superior da Advocacia de Sergipe (ESA-SE).

“O evento é gratuito, aberto a toda sociedade e as meninas que quiserem desfilar deverão fazer sua inscrição no site da ESA-SE”, explicou Zuzarte.

Encerrando as atividades do mês, no dia 29, será realizado o curso de capacitação com o tema “Do Letramento Racial ao Antirracismo – Educação para reexistir”, na cidade de Estância, voltado para conselheiros e membros da Ordem.

Serviço

Workshop Afrobeleza 

Quando: 26 de julho

Horário: das 14h às 20h

Local: Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe (CAASE) – Rua Tenente Martinho Garcez, 71 – Centro, Aracaju (SE)

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano