Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MalungasTV: Moisés da Rocha é destaque em lançamento audiovisual em São Paulo

Em entrevista à Alma Preta, a diretora do projeto ressaltou importância de construir um acervo com relevantes processos políticos e criativos
Cecília Bastos/USP Imagens

Foto: Imagem mostra o radialista Moisés da Rocha sentado em sua mesa de som.

28 de novembro de 2023

No quarta-feira (29), às 19h, o Coletivo Lentes Malungas, referência na promoção da cultura afro-brasileira, vai celebrar o lançamento do projeto MalungasTV no Matilha Cultural, localizado no bairro da República, em São Paulo.

A iniciativa tem o objetivo de pesquisar, documentar, difundir expressões artísticas e fomentar diálogos políticos com personalidades negras envolvidas no ativismo, na arte e/ou em debates políticos por meio de diversos formatos audiovisuais, como mini documentários, séries e vídeos experimentais. 

Com o compromisso de capturar a essência dos processos criativos e políticos atuais, o episódio piloto, intitulado “A Voz Ativa de Moisés da Rocha“, será apresentado no evento de lançamento. Conhecido por seu trabalho como um dos maiores radialistas negros do país e pela difusão de nomes como Jovelina Pérola Negra, Fundo de Quintal, dentre outros ilustres do samba, o episódio vai abordar a vida e a relevância de Moisés para as expressões artísticas negras brasileiras.

Sob a direção da historiadora Anna Raquel, o projeto abrange temas de sua pesquisa, como história afro-brasileira, diásporas africanas, diversidade sexual e de gênero, além de movimentos de resistência culturais, sociais e políticos. Atualmente, Anna cursa mestrado em filosofia política na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em entrevista à Alma Preta Jornalismo, Anna Raquel apresentou MalungasTV como um “sonho antigo” das Lentes Malungas, para que o coletivo usufruísse de uma “plataforma para apresentar as pesquisas, referências, capturar e destacar processos criativos e políticos relevantes do nosso e de outros tempos”. 

“Temos como perspectiva, além da difusão, a formação de acervo que parta da nossa proposição de percepções das diferentes manifestações e expressões“, acrescenta. “No episódio que marca o início da temporada, apresentamos Moisés da Rocha como personagem central, alinhando sua trajetória de vida com a própria história recente do Brasil: ditadura, tecnologias de comunicação em massa, indústria da música e MNU [Movimento Negro Unificado].”

O lançamento também marca a campanha solidária do coletivo Lentes Malungas com o Matilha Cultural. Para participar do evento de lançamento, os expectadores devem contribuir com um quilo de alimento não perecível ou um kit de higiene para apoiar a comunidade.
Para mais informações, consulte as mídias oficiais do Matilha Cultural.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano