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Mentoria para empreendedoras negras e indígenas é realizada nesta quarta-feira

Com foco em gastronomia e confeitaria, o grupo Preta Comprando de Preta conseguiu ofertar 30 bolsas para a atividade; veja como participar

Texto: Caroline Nunes | Edição: Nadine Nascimento | Imagem: Reprodução/Catarinas

Mulher indígena, grupo atendido pela mentoria do Preta Comprando de Preta

11 de agosto de 2021

O Preta Comprando de Preta lança hoje (11) a 1ª Mentoria de Marketing Digital para Empreendedoras Negras e Indígenas. Com apoio de marcas, as idealizadoras do projeto conseguiram disponibilizar 30 bolsas destinadas a mulheres para o evento desta noite. A mentoria acontece a partir das 18h30 e as interessadas podem adquirir o ingresso até às 18h desta quarta-feira.

O foco desta primeira mentoria, de acordo com a organização, é capacitar as mulheres indígenas e negras no segmento da gastronomia e confeitaria. Por conta da pandemia no novo coronavírus, o Preta Comprando de Preta aponta que muitas mulheres passaram a investir na alimentação para garantir a manutenção do lar no período.

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“Muitas passaram a vender doces e marmitas congeladas, e se lançaram nesse mercado hiper competitivo sem planejamento algum, ao léu, por sobrevivência”, diz Leila Evelyn, uma das co-fundadoras, a respeito da escolha do tema para a estreia da mentoria.

O grupo tem o intuito de promover a conexão entre empreendedorismo e autonomia econômica entre as minorizadas. Leila Evelyn explica que o conteúdo disponível na mentoria é pensado justamente nesse grupo de mulheres, levando em consideração suas demandas pessoais por serem negras e indígenas.

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“Pensamos desde referências, até o conteúdo de modo geral para a construção ser horizontal. Tanto as alunas contribuem quanto nós devolvemos a elas um pouco do que a gente sabe”, explica.

A metodologia, de acordo com a organização, inclui a personalização dos negócios geridos por mulheres negras e indígenas, explorando habilidades e conhecimentos já adquiridos, presentes na cultura e vivência de cada uma. Além disso, visa a construção de novos repertórios e referências diversas e inclusivas, relevantes ao contexto das marcas.

“Quando falamos de pessoas historicamente excluídas, o processo de formação e planejamento, na maioria das vezes, precisa passar por um trabalho que contemple autoestima e escuta ativa. O Preta Comprando de Preta vem como uma solução, bebe da fonte colaborativa e criativa que contribui para expandir, potencializar micro e pequenos negócios e, ainda, propõe conexões por meio da estética e cultura para impactar positivamente pessoas de diferentes regiões do Brasil, quiçá do mundo”, afirma a co-fundadora do grupo.

Fundadoras do projeto Preta Comprando de Preta. (Da esq. para direita) Alyne Passos, Thais Borges e Leila Evelyn | Créditos: Dion SilvaFundadoras do projeto Preta Comprando de Preta. (Da esq. para direita) Alyne Passos, Thais Borges e Leila Evelyn | Créditos: Dion Silva

Para o futuro, Leila Evelyn espera que mais mulheres sejam alcançadas por mentorias e oficinas inclusivas, o que possibilita a expansão dos conhecimentos para empreendedoras negras e indígenas. “A longo prazo, queremos que a nossa marca inspire outras marcas a fazer o mesmo por esse grupo”, finaliza.

Serviço

‘Mentoria de marketing digital com foco em mulheres pretas e indígenas da gastronomia e confeitaria’

Data: 11 de agosto de 2021, das 18h30 às 21h;

Via videoconferência;

Ingressos:

  • Valor Básico: R$ 76,63;
  • Valor Próspero: R$ 95,79;
  • Valor Abundante: R$ 127,72.

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