Com carga horária de quatro horas, aulas online serão nos dias 5 e 6 de setembro
Texto: Redação | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação/Beyoncé/Black is King
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O minicurso “Discurso e Representação: teorias e métodos para uma análise antirracista”, que acontecerá nos dias 5 e 6 de setembro, das 16h às 18h, está com inscrições abertas. O objetivo é apresentar as teorias e conceitos sobre discurso e representação, articulando-os com uma discussão sobre racismo, cotidiano e cultura contemporânea. Com emissão de certificado, o minicurso será composto por duas aulas na modalidade à distância, em uma plataforma de reunião on-line.
A inscrição (R$100) compreende os dois dias de atividade, com carga horária total de quatro horas. A inscrição do aluno é confirmada via e-mail após o pagamento da matrícula. Serão disponibilizadas uma bibliografia de apoio, que será utilizada nos dois dias de curso, e uma complementar, para aprofundamento e estudo posterior.
Dos mesmos idealizadores do minicurso “Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica”, assistido por mais de 400 pessoas de todo o Brasil, o novo minicurso é a segunda aposta da Semiótica Antirracista, plataforma de cursos online na área da Semiótica, criada pelos jornalistas Bruna Rocha e Cássio Santana, pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Como será o minicurso?
Dia 5 de setembro – Aula expositiva: Apresentação das principais abordagens e conceitos da análise do discurso e dos estudos sobre representação social.
Dia 6 de setembro – Aula metodológica: Apresentação de categorias e operadores teórico-metodológicos para análise de conteúdos midiáticos.
Quem vai ministrar o minicurso?
Bruna Rocha (CEO Semiótica Antirracista) é jornalista, escritora, ativista e pesquisadora. É Assessora de Comunicação do Corra pro Abraço, programa de Redução de Danos do Governo do Estado da Bahia. Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/UFBA), pesquisa a relação entre discurso, mediatização e acontecimento, a partir da cobertura do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Foi diretora de Mulheres da UNE e secretária de Mulheres do Coletivo Enegrecer. Coordenou o 7° Encontro de Mulheres Estudantes da UNE, em 2016. É idealizadora e uma das coordenadoras do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.
Cássio Santana (CFO Semiótica Antirracista) é jornalista, escritor, mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), membro da coordenação do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC/UFBA) e membro do Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso (Cepad/UFBA). Pesquisa Análise do Discurso e Teorias da Comunicação, com interesse na construção dos discursos sociais. É um dos coordenadores do curso Racismo e Mídia no Brasil: uma abordagem semiótica.
Serviço:
Minicurso Discurso e Representação: teorias e métodos para uma análise antirracista
Data: 5 e 6 de setembro de 2020, das 16h às 18h
Onde: Plataforma virtual de reunião on-line a ser divulgada para os alunos matriculados.
Investimento: R$ 100
Mais informações: [email protected]
Inscrições via formulário online.