Até o dia 12 de maio, o Cine Humberto Mauro será palco da terceira edição do Cineclube Mocambo, que prestará uma homenagem à atriz Léa Garcia. O evento, que conta com programação gratuita, tem como objetivo refletir sobre aspectos da criação negra no cinema brasileiro e internacional, apresentando a filmografia da atriz e obras relacionadas ao cinema negro.
Destaque em diversas produções audiovisuais, Léa Garcia conquistou reconhecimento internacional ao ficar em segundo lugar na categoria de melhor atriz no prêmio Palma de Ouro do Festival de Cannes. Sua contribuição é considerada fundamental para entender a presença negra no audiovisual brasileiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Léa Garcia faleceu em agosto de 2023, aos 90 anos, e para rememorá-la, serão exibidos 23 filmes nacionais e estrangeiros, com e sem a atriz no elenco, divididos em sete sessões temáticas, com curadoria de Gabriel Araújo, Jacson Dias, Diego Silva Souza, Lorenna Rocha e Victória Morais.
A seleção de filmes abrange uma ampla gama de obras antigas e contemporâneas do Brasil e do exterior. Dessa forma, a curadoria busca explorar o passado do cinema brasileiro e afrodiaspórico, buscando insights para compreender as imagens produzidas na contemporaneidade. Entre os filmes selecionados estão clássicos como “Orfeu Negro” (Marcel Camus, França, Brasil, 1959) e “A Deusa Negra” (Ola Balogun, Nigéria, Brasil, 1979).
Os ingressos gratuitos serão disponibilizados na bilheteria do Cine Humberto Mauro.
Serviço
3ª edição do Cineclube Mocambo – Léa Garcia: A Deusa Negra
Quando: até 12 de maio
Horário: conferir a programação completa.
Local: Cine Humberto Mauro – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro, Belo Horizonte (MG)
Entrada gratuita.