PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Reescritura do Brasil’: escritoras negras são tema de feira literária em Brasília

A 1ª edição do evento acontece de 19 a 21 de setembro e contará com área de expositores e programação repleta de atividades

Texto: Giovanne Ramos | Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

 
A imagem mostra as mãos de uma pessoa negra segurando um livro aberto. Ao fundo, uma pilha de livros deitados. A imagem remete à Festa do Livro da Universidade de Brasília.

A imagem mostra as mãos de uma pessoa negra segurando um livro aberto. Ao fundo, uma pilha de livros deitados. A imagem remete à Festa do Livro da Universidade de Brasília.

18 de setembro de 2023

A Universidade de Brasília (UnB) promove, desta terça-feira (19) até a quinta-feira (21), a 1ª Festa do Livro da UnB, com o tema “Pensadoras e autoras negras Brasileiras: uma reescritura do Brasil”. A primeira edição do evento, que acontece no campus Darcy Ribeiro, ICC Sul, no Distrito Federal, contará com uma área de expositores e a participação de 20 editoras de todo o Brasil. Confira a programação completa.

Em declaração publicada no site da universidade, a diretora da Editora UnB, Germana Henriques, apontou que o Brasil viveu nos últimos quatro anos um “recrudescimento do racismo e da violência de gênero”, ressaltando que essa violência atinge mais as mulheres negras. Para ela, o tema da feira busca valorizar o legado de mulheres negras nesse cenário.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Entre as atividades previstas estão lançamentos de livros, sessões de autógrafos, palestras, mesas redondas e oficinas. A primeira palestra, que dá início à feira, homenageia mulheres negras cotistas da UnB nos anos 1960. Em seguida, uma mesa-redonda celebra o circuito dos afetos, com menção ao movimento ‘Vidas Negras Importam’.

No dia 21, às 16h, no mezanino do ICC Sul, serão lançadas as obras das escritoras Norma Hamilton, Cristiane Sobral e Adelaide Paula do Núcleo de escritoras pretas Maria Firmina dos Reis (Nepfir). Norma, que também é professora no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução do Instituto de Letras da UnB, lançará o livro de poesia “Pedago-poemas: para uma educação antirracista”.

A cerimônia de abertura, que contará com a presença dos reitores da instituição e um representante do Ministério da Cultura, será transmitida on-line pelo canal do Nepfir, a partir das 10h.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano