Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Museu das Favelas convida artistas para exaltar trabalho de organizações sociais

Mostra coletiva apresenta obras de 10 fotógrafos periféricos que atuam em São Paulo
Imagem mostra a fachada do Palácio dos Campos Elíseos, onde funciona o Museu das Favelas.

Foto: Nego Júnior

21 de dezembro de 2023

O Projeto Comunicadores convidou artistas periféricos para capturar a essência do cotidiano do terceiro setor. A exposição, intitulada “Retratos e Histórias de Cooperação e Voluntariado”, apresenta até o dia 7 de janeiro, fotografias de dez artistas periféricos vinculados a organizações que atuam nas Zonas Norte e Leste de São Paulo. 

A mostra coletiva, que fica em exibição no Museu das Favelas, localizado no Palácio dos Campos Elíseos, visa destacar não apenas o talento dos fotógrafos, mas também o trabalho de organizações do terceiro setor enraizadas nas periferias da cidade. O projeto também tem colaboração da Atados, plataforma de engajamento social da Prefeitura de São Paulo e da ProMac. 

Em publicação nas redes sociais, o fotojornalista Léu Britto, responsável pela curadoria, explicou como os jovens exercem o direito de ocupar posições de protagonismo dentro de espaços institucionais por meio da arte, exibindo seus trabalhos a partir de suas vivências e origens.

“A gente registrou histórias e ONGs que muitas vezes não teriam papel ou visibilidade e hoje aqui, através dessa exposição, elas estão mostrando o seu trabalho, tanto das ONGs, quanto dos fotógrafos e fotógrafas”, ressalta Britto ao comentar sobre a exibição, que conta com artistas como Ketilyn Bells, Ira Romão, Juh na Várzea e outros.

“É uma exposição que está ressaltando o trabalho das comunidades e principalmente dos fotógrafos também. Trazer os comunicadores que são o retrato de organizações e de lideranças sociais para dentro do Museu das Favelas é importante para ampliar, também, o trabalho deles”, expressou Zé Danilo, representante da Atados.
Para mais informações, entre em contato com a organização através do e-mail [email protected]. A entrada é gratuita.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano