O Museu de Arte do Rio (MAR) comemora seus 11 anos com a inauguração da exposição “Abolicionistas Brasileiras“, com curadoria de Ana Carla Soler, em parceria com o Instituto Artistas Latinas. A mostra coletiva, realizada em colaboração com a Coleção Japu, apresenta obras de oito artistas contemporâneas brasileiras inspiradas nas histórias de mulheres que desempenharam papéis cruciais na luta e resistência durante o processo de abolição da escravatura no Brasil.
Ana Carla Soler, curadora da exposição, destacou a importância de resgatar o legado dessas mulheres que estiveram na vanguarda das lutas pela abolição: “Esse projeto se desenvolve desde 2023, realizando o mapeamento das personagens, pesquisas históricas e acompanhamento das artistas no desenvolvimento das obras. Trazer esse trabalho para o público no MAR é uma forma de impactar a vida de muitas pessoas”, disse em divulgação da Prefeitura do Rio.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A exposição, localizada na biblioteca do MAR, conta com a participação das artistas Guilhermina Augusti, Renata Felinto, Sheyla Ayo, Stefany Lima, Mariana Maia, Roberta Holiday, Thais Iroko e Thaís Basílio. Ela faz parte da programação artística do Instituto Artistas Latinas, que busca promover o protagonismo de artistas mulheres emergentes em toda a América Latina.
Por meio das obras expostas, a mostra destaca o protagonismo feminino negro durante a luta contra a escravidão no Brasil, apresentando personalidades como Adelina, Anastácia, Aqualtune, Esperança Garcia, Luiza Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis e Maria Tomásia Figueira Lima. A exposição ficará em cartaz até 30 de junho.
Sinara Rúbia, referência na luta antirracista na Secretaria Municipal de Cultura e diretora do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), destacou em divulgação a importância da exposição em visibilizar o protagonismo e a participação das mulheres no processo de luta pela abolição. “Essa mostra tem o potencial de narrar isso a partir do ponto de vista e da participação das mulheres, evidenciando o papel fundamental do povo negro na história do país”, ressaltou.
Serviço
Exposição “Abolicionistas Brasileiras”
Quando: até 30 de junho de 2024
Onde: Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR)
Endereço: Praça Mauá, 5 – Saúde, Rio de Janeiro – RJ, 20081-240
Visitação gratuita