Pesquisar
Close this search box.

No mês do Orgulho LGBTQIAPN+, ballroom em São Paulo celebra vidas com HIV

A PositHIVa Ball reunirá comunidade ballroom para celebrar vidas de pessoas vivendo com HIV/Aids
Imagem de uma apresentação em um ballroom.

Foto: Webert da Cruz/Divulgação

6 de junho de 2024

No mês do Orgulho LGBTQIAPN+, a cidade de São Paulo será palco da primeira PositHIVa Ball, um evento que reunirá toda a comunidade para celebrar as vidas das pessoas que viveram ou vivem com HIV/Aids dentro da comunidade ballroom local, nacional e internacional.

As balls (bailes) são espaços de performances em formato de batalhas, nos quais os participantes competem em diversas categorias como beleza, caracterização, desfile e dança. É um momento de competição e celebração para a comunidade ballroom. Os vencedores recebem um prêmio especial, que pode incluir troféu e até mesmo um valor em dinheiro.

Esta edição da PositHIVa Ball será uma homenagem às figuras lendárias do movimento social da Aids, tanto as que já partiram quanto as que estão vivas na comunidade ballroom. Além disso, será uma homenagem às organizações, grupos e coletivos ativistas que lutam contra a epidemia da Aids.

A PositHIVa Ball é uma das ações do Circuito Ballroom PositHIVa, projeto aprovado no Edital da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de São Paulo, escrito por Fênix Zion junto com a Casa de Mandacaru, coletivo originário da comunidade ballroom em Pernambuco e agora também presente em São Paulo.

Fênix Zion, multiartista e ativista social, será uma das organizadoras do evento. Graduada em dança e produção de moda, Fênix é pioneire na comunidade Ballroom brasileira e uma das articuladoras da NoNe Ballroom. Já recebeu prêmios como o Latinidades Pretas e o Prêmio de Identidade e Diversidade da Cultura em Alagoas.

A PositHIVa Ball acontecerá no próximo sábado (8), a partir das 18h no Teatro Flávio Império, localizado na rua Professor Alves Pedroso, 600, Cangaíba, Zona Leste de São Paulo. Para o público que não participará das competições, os ingressos gratuitos deverão ser retirados com uma hora de antecedência.

Serviço

PositHIVa Ball em São Paulo

Quando: 8 de junho

Horário: a partir das 18h

Onde: Teatro Flávio Império (Rua Professor Alves Pedroso, 600, Cangaiba – São Paulo | 03721-010) – Linha Safira da CPTM

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano