Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura do Rio credencia rodas de samba para programa de desenvolvimento cultural

A iniciativa visa estabelecer um novo calendário e regularizar a atuação dos grupos em espaços públicos
Roda de samba do Projeto Criolice, no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/Projeto Criolice

1 de maio de 2024

A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro divulgou o edital de credenciamento das Rodas de Samba. A iniciativa visa estabelecer um novo calendário com o apoio e promoção da prefeitura, além de regularizar a atuação desses grupos em espaços públicos.

Segundo informações da pasta, os grupos com, no mínimo, dois anos de atuação na cidade e vínculo local têm até o dia 2 de maio para se inscrever de forma online no projeto. Também é preciso comprovar atuação como produtor de samba ou sambistas.

O objetivo da ação é que as rodas de samba fiquem salvaguardadas pelo novo Programa de Desenvolvimento Cultural Rede Carioca de Rodas de Samba, cujo funcionamento é regulamentado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O último cadastramento ocorreu em 2021, quando foram mapeadas 95 rodas de samba.

Os grupos inscritos serão analisados por uma comissão que avaliará critérios como vínculo com o território, impacto da roda e experiência cultural. Uma vez aprovadas, as rodas inscritas poderão se apresentar nos dias e locais especificados em calendário a ser publicado no Diário Oficial.

Acesse o formulário da iniciativa para se inscrever.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano