Pesquisar
Close this search box.

RJ: Museu do Amanhã recebe eventos da Semana do Meio Ambiente

Personalidades negras e indígenas farão intervenções de conscientização e valorização da natureza e da cultura de povos originários
Vista aérea mostra uma área desmatada e queimada da floresta amazônica em Autazes, Amazonas, Brasil, em 22 de setembro de 2023.

Foto: Michael Dantas/AFP

5 de junho de 2024

Entre a quarta-feira (5) e o domingo (9), o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, será palco da Semana do Meio Ambiente 2024 (SEMEIA), um evento gratuito e multicultural que oferece ao público a oportunidade de participar de atividades conduzidas por artistas e personalidades indígenas e negras.

A edição deste ano destaca a presença do Cacique Raoni Metuktire e de seus netos, Roiti Metuktire e Beptuk Metuktire, do povo originário Kaiapó, que habita a Floresta Amazônica e está presente do norte de Mato Grosso ao sul do Pará.

A artista Inaê Moreira, que desenvolve um trabalho a partir dos saberes dos povos Yorubás e Bantu, ministrará a oficina corporal “Dançar a Floresta”. Nessa prática, Inaê utiliza a dança como movimento para explorar afrografias ancestrais, com foco na busca pelo estado de presença.

O tema principal da Semana do Meio Ambiente 2024 é “Trilhas da Florestania”, concebido para sensibilizar a sociedade sobre as diferentes formas de manifestar a relação do ser humano com o mundo e dar ênfase a ações na luta pela preservação da natureza e da vida. 

De acordo com Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã, a expressão “Florestania” é um termo que combina “floresta” e “cidadania”. O conceito enfatiza a relação entre as pessoas e as florestas, a fim de promover o reconhecimento da importância de patrimônios naturais para a vida das comunidades e do planeta. Programação completa e ingressos estão disponíveis no site.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano