Comemorando seus dois anos de existência e o primeiro ano de atuação na capital paulista, o Poeira Pura realizará uma edição especial no dia 4 de novembro de 2023, entre 21h e 5h. O evento acontecerá no clube da Portuguesa, no Canindé. A expectativa dos organizadores é de que cerca de quatro mil pessoas compareçam ao evento.
Fundado por Mateus Professor e Rogério Família no Rio de Janeiro, o Poeira Pura é um projeto que busca reinterpretar o samba como uma força de mudança e inclusão. O evento já foi realizado em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“Para nós, felicidade e responsabilidade estarão em jogo nesse dia […]. Todas as pessoas envolvidas devem se sentir importantes porque estão realmente contribuindo diretamente para um momento que é também muito importante na história do samba, da música brasileira e do povo preto, que é a festa de celebração de dois anos de uma roda de samba que, assim como outras, virou um grande quilombo”, disse Rogério Família, um dos fundadores do Poeira Pura, em nota à imprensa.
A principal atração do evento será o Poeira Pura, acompanhado por artistas como Cleber Augusto, compositor e ex-integrante do Grupo Fundo de Quintal. Além dele, o evento também recebe Cassiana Pérola Negra, sambista, filha de Jovelina Pérola Negra; e as participações especiais de Luedji Luna, Tássia Reis e DJ Nyak. A edição especial do Poeira Pura será apresentada pelo poeta, artista e educador Akins Kintê e pela influenciadora digital Luana Galdino.
O cofundador do Poeira Pura Mateus Professor comenta que o impacto do evento na cena cultural de São Paulo é notável e significativo. “Acho que o maior desafio é a falta de recursos financeiros, o que nos obriga a sermos criativos e conservadores em nossos processos. Apesar de parecer que foi rápido, só a gente sabe o quanto passamos por muitos obstáculos. No entanto, temos o apoio de nossa comunidade e acreditamos no poder do samba como uma força unificadora”, aponta.
Com uma visão voltada à inclusão, Marina Reis, gerente de produção do Poeira Pura, se diz comprometida em criar uma experiência que prioriza a segurança e o acolhimento do público. “O samba raiz tem a capacidade de oferecer uma estrutura de evento com qualidade, conforto e segurança. Estamos ansiosos para reunir pessoas de diferentes gerações e culturas, todas vivendo o samba e outras batucadas. O nosso espaço é acessível, e queremos que todos aproveitem o evento”, ressalta.
Para mais informações e aquisição de ingressos, clique aqui.