Pesquisar
Close this search box.

1º festival de cinema negro de Pernambuco abre inscrições para mostra competitiva

oie_22171531H2VZTCt2

22 de janeiro de 2021

Em sua segunda edição, a ‘Semana do Audiovisual Negro’ promete fortalecer o antirracismo por meio da sétima arte dentro e fora do estado; Filmes podem ser enviados até o dia 31 deste mês

Texto: Redação / Edição: Lenne Ferreira / Imagem: Divulgação/Semana do Audiovisual Negro

“Refletir sobre ancestralidade e territorialidade das imagens”. É o que propõe a segunda edição da mostra pioneira de cinema pernambucano produzido por idealizadores negros e negras. Intitulada ‘Semana do Audiovisual Negro’, o evento está previsto para acontecer em formato on-line de 8 até 14 de março. A mostra está com inscrições abertas gratuitas para receber produções audiovisuais até o dia 31 deste mês. 

O Festival busca fortalecer o antirracismo através da sétima arte dentro e fora do estado, por isso, diretores negros e indígenas de todo o país protagonizam a programação de exibição do evento. Os filmes inscritos terão que cumprir a duração exigida de até 30 minutos e terem sido realizados a partir de janeiro de 2019. Estilos de produção como ficção, documental, experimental, animação, universitário e formativo entrarão para a grade da mostra.

A lista com as obras selecionadas serão apresentadas até o dia 28 de fevereiro, por meio das redes sociais do evento e por email aos responsáveis pela inscrição. O júri será composto por três pessoas convidadas e uma membra da equipe do evento. A banca, em premiação, concederá o valor o valor de R$ 1.000,00 (cada) a três curtas-metragens. 

Para além da exibição dos filmes, a Semana do Audiovisual Negro ainda insere em sua programação exposição de videoarte, promoção de debates e oficinas de formação. As atividades de formação serão compostas em três turmas, dividas pelas temáticas: ‘Videoarte Ação’, com Lia Letícia; ‘Cinema de Animação Negra’, com Kalor Pacheco; e ‘Cinema Lésbico’, com Mariana Souza. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 1 a 10 de fevereiro. O resultado dos selecionados está previsto para sair no dia 20 do mesmo mês.

Em caráter on-line devido a pandemia pela COVID-19, esta edição será realizada pelo Cineclube Alma no Olho em parceria com a Tarrafa Produtora e o incentivo é concebido pelo Edital da Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco. O Coletivo de Negritude de Pernambuco, Cineclube Bamako, Cineclube Fazendo Milagres, Coletivo Ficcionalizar e Cinema UFPE também apoiam a Semana. 

Informações e links para os formulários de inscrições, da competitiva e das oficinas, estão na página do Instagram e Facebook do evento.

 

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano