Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

SP: Festival Literário Pretinhas prorroga prazo de inscrições para escritoras negras

Primeira edição do evento acontece entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, na Vila Cachoeirinha; Escritoras negras com livros publicados podem se inscrever até 4 de janeiro
A imagem mostra uma criança negra, público-alvo do Festival Literário Pretinhas, lendo um livro

Foto: Reprodução/Freepik

22 de dezembro de 2023

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, acontece o 1º Festival Literário Pretinhas, na Fábrica de Cultura da Cachoeirinha, na Vila Cachoeirinha. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem como objetivo incentivar a leitura infantojuvenil.

Autoras negras, residentes há pelo menos um ano no estado de São Paulo e que já tenham um livro infantojuvenil escrito, podem se inscrever no edital aberto pela organização até o dia 4 de janeiro. O resultado será divulgado no site do evento e as selecionadas serão avisadas por e-mail e WhatsApp.

O edital também se estende a editoras que possuam pelo menos três livros infantojuvenis escritos por autoras negras e coletivos literários compostos por mulheres negras.

A Feira Literária do Pretinhas reunirá expositoras negras incentivando a leitura de obras que destaquem temáticas negras e personagens negros. Os critérios para a seleção das participantes do Festival Literário Pretinhas são: livros ilustrados com personagens negros; que trabalhem com a temática negra, caso não haja ilustração; e originalidade.

A primeira edição do Festival Literário Pretinhas contará com Feira Literária com expositoras autoras negras; Oficina de Grafite inspirada no livro “Minha Mãe é Negra Sim”; Oficina de Dança baseada no livro “Betha, a bailarina pretinha”; Oficina de Musicalidade com inspiração na obra “A menina e o tambor”; Oficina de Brincadeiras Africanas inspiradas no livro “As brincadeiras africanas de Weza”; Oficina de tranças com base na obra “Os mil cabelos de Ritinha”; Oficina de Artes Plásticas com inspiração no livro “Da Cor que eu Sou”; Apresentação Teatral “Era uma vez… Chapéuzinho Vermelho”; e Batalha de Slam das Pretinhas com apresentação de Matriarcak.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano