Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Terceira edição da Marcha das Mulheres negras acontece em São Paulo

23 de julho de 2018

Com lema “Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver”, evento convoca mulheres negras, indígenas, afro-indígenas para pedir o fim do genocídio negro e o fim do feminicídio que afeta majoritariamente mulheres negras

Texto / Thalyta Martins
Imagem / Alma Preta

A Marcha das Mulheres Negras de São Paulo acontece pelo terceiro ano no dia 25 de julho. A reunião começa a partir das 17 horas na Praça Roosevelt em São Paulo.

O objetivo é conversar, ouvir e colocar as pautas das mulheres negras no centro das discussões políticas.

Dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, Dia Nacional da Mulher Negra e Dia Nacional de Teresa de Benguela, mulher negra e importante líder quilombola que viveu no século 18.

O lema é “Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver” e a descrição reforça o protagonismo do ato convocando mulheres negras, indígenas, afro-indígenas, as cisgêneras e as trans; as héteras e as lésbicas e bis; as organizadas e as autônomas; as religiosas e as ateias; também as crianças, para as quais terá uma creche, apoio e segurança para as mães.

“A Marcha das Mulheres Negras de SP segue sendo um espaço multipartidário e multi-religioso que se pauta pelo debate necessário sobre as questões de gênero, raça e classe.”

Norteadores

O objetivo da Marcha é o fim do genocídio negro que recai sobre famílias negras e o fim do feminicídio que afeta de modo mais permanente e cruel os corpos que compõe a base da pirâmide social, mulheres negras. O evento resgata Cláudia Ferreira e Luana Barbosa.

“Marcharemos por todas mães que perderam seus filhos e filhas. Marcharemos por Dona Marinete, mãe de Marielle Franco, marcharemos por Bruna, mãe de Marcus Vinícius e por Sueli, mãe de Brenda assassinada em Poá. Marcharemos exigindo justiça para todos esses casos ao denunciarmos o estado racista e machista.”

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano