Pesquisar
Close this search box.

Unicamp promove seminário sobre 20 anos sem Clóvis Moura

Em vida, o jornalista, escritor e ativista destacou-se por sua produção intelectual iniciada nos anos 1940

Texto: Redação | Foto: Divulgação

Clóvis Moura em frente a uma estante cheia de livros

Foto: Foto: Divulgação

14 de setembro de 2023

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas (IFCH/Unicamp), o Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) e a Dandara Editora realizarão nos dias 21, 22 e 23 novembro o Seminário 20 anos sem Clóvis Moura, que contará com mesas temáticas, grupos de trabalho e uma sessão plenária.

Organizado por pesquisadoras/es e docentes da Unicamp e de outras instituições de ensino, o objetivo do seminário é criar um espaço de reflexão e de debate sobre a importância do legado intelectual e político de Clóvis Steiger de Assis Moura.

Durante o evento, será possível submeter resumos aos grupos de trabalho para apresentação na modalidade presencial e publicação do artigo completo nos Anais do Seminário. As propostas devem focar na apresentação do legado e da atualidade do pensamento de Moura, mobilizando a obra ou reconstituindo a história do autor, a partir de pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento, como sociologia, história, antropologia, serviço social, psicologia, direito, economia, educação, entre outras.

Sobre Clóvis Moura

O autor nasceu na cidade de Amarante (PI) em 10 de junho de 1925, mas foi no interior da Bahia, em Juazeiro, nos anos 1940, que deu início à escrita de seu mais conhecido e pioneiro livro “Rebeliões da Senzala”, publicado pela Editora Zumbi, em São Paulo, em 1959. A sua produção intelectual iniciada nos anos 1940 atravessou diferentes períodos da história nacional e teve como eixo o estudo da práxis negra a partir do materialismo histórico e dialético.

Serviço:

Onde: UNICAMP – Campinas – SP
Quando: Dias 21, 22 e 23 de novembro
Inscrições aqui.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano